quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Moira de Trabalho strikes again...

Comecem por clicar no primeiro link para entenderem bem tudo o que a Moira de Trabalho, esta rapariga é mesmo uma moira de trabalho, tem para nos mostrar, desta feita.

http://www.youtube.com/watch?v=fEXhsNMiLnw

"...Trata-se da minha humilde participação (Mentira! É auspiciosa embora possa não soar!) no concurso do Google 10 to the 100 no qual se pretende premiar a ideia que possa ajudar mais pessoas no mundo inteiro (eis o link oficial: http://www.youtube.com/watch?v=NgSRwOZtDQ8).

No vídeo só eram permitidos 30 segundos de edição mas no formulário de apresentação da ideia tive oportunidade de expor exaustivamente o projecto.
Aqui, sucintamente, para que fiquem a par, o meu conceito trata de utilizar um tipo de plástico até há pouco tempo não reciclável (embalagens de víveres de supermercado) e que os brasileiros descobriram um meio de o reciclar, fazendo “tábuas de plástico” (ver http://www.youtube.com/watch?v=dibC9M-AFr8).

Aproveitando essa tecnologia, eu proponho toda uma estrutura, a nível dos municípios ou juntas de freguesia, com pontos de recolha desse tipo de plástico e transporte às oficinas das próprias autarquias/juntas de freguesia.
Aí, através de simples processo de moldagem, seriam fabricados os contentores BabilonYa, sendo depois distribuídos gratuitamente à população/fregueses.

A ideia é utilizar as coberturas planas dos prédios das cidades, pátios, quintais ou mesmo varandas como pequenas hortas privadas onde cada um cultivaria produtos hortícolas, pomares, flores ou simplesmente relva.

A ideia não é nova. Já a Quercus lançou um repto designado Hortas Urbanas. Os benefícios são por demais evidentes: cultivo mais barato, economia doméstica, troca de produtos entre vizinhos, menor dispêndio de energia no cultivo e transporte(!) de víveres para o interior das cidades, etc., etc..

A junção dos conceitos Reciclagem + incentivo dos Municípios + Horta Urbana é que, no conjunto, pode resultar em algo novo.

O nome que escolhi, é evidente…
O pormenorzinho do Y maiúsculo reporta-se à imagem de uma árvore.
Mariquices de designer… "

Moira de Trabalho

Um comentário:

  1. Ora aqui está uma pessoa que parece ter boas ideias e vontade de contribuir para o bem estar de todos. Quando começar a produção dessas mini hortas faça o favor de avisar.

    ResponderExcluir