segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Sugestão da Margarida


A estação central dos Caminhos de Ferro de Moçambique, na cidade de Maputo (capital do país), foi escolhida pela prestigiada revista norte-americana “Newsweek” como a sétima mais bela do mundo, num “ranking” que incluiu todas as infra-estruturas do género em todo o mundo, das mais “modestas” às mais famosas.
A pesquisa da “Newsweek” tomou em consideração o traçado arquitectónico e o seu nível de conservação, algo que, no caso da imponente obra, casa a história com o empenho da instituição que a tutela, a empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, em conservá-la.
A estação ferroviária de Maputo é uma obra secular concebida pelo arquitecto francês Gustave Eiffel, célebre por ser o criador de várias obras no mundo e que têm como traço comum o uso do ferro na sua execução. O seu nome ficou eternizado – e projectado – pela famosa torre parisiense que leva o seu nome.
Em Moçambique, as obras de Gustave Eiffel não se ficam pela estação ferroviária que é património da cidade de Maputo. Foi o francês que concebeu também a Casa de Ferro, implantada nas proximidades do Jardim Botânico Tunduru e em que funciona hoje uma direcção do Ministério da Cultura.A estação central dos Caminhos de Ferro foi inaugurada em março de 1910, dois anos depois do início da sua construção. Contudo, a imponência com que se lhe conhece hoje só se verificaria a partir de 1916.
Hoje, para além de estação ferroviária por onde passam milhares de passageiros e mercadorias de e para Maputo (também para os vizinhos Zimbabwe e Africa do Sul ), é também um local de cultura. Nela, vários eventos de carácter cultural e artístico têm sido promovidos, ao mesmo tempo que a empresa que a tutela (CFM) agenda implantar nela um museu ferroviário.
A mais bela estação ferroviária do mundo é, segundo a revista Newsweek”, a londrina de St. Pancras, seguida pela nova-iorquina Grand Central Terminal.


Trabalho com Moçambique, viajo com alguma regularidade para lá, juntei mais amigos a alguns que já lá tinha.
Gosto de facto daquela terra e daquelas gentes, não podia ficar indiferente com esta escolha. Além de que a estação ferroviária de Maputo é lindíssima e com um bom nível de conservação.
Que tal começar a pensar em férias para este destino...ou num roteiro de visitas às mais belas estações ferroviárias do mundo, a 1ª é em Londres e a "2ª em Nova York!
Enjoy...
Margarida F.S.

7 comentários:

  1. Que bela informação! a avaliar pela foto, bem merecido o lugar no ranking.
    E já agora, Moçambique é um dos lugares por onde a minha mente viaja.
    Quimera

    ResponderExcluir
  2. Moçambique, Moçambique...a terra que me viu nascer. A frase da Margarida "viajo com alguma regularidade para lá..." fez crescer em mim uma saudade imensa de rever aquelas terras e aquela gente "maningue boa". ,

    ResponderExcluir
  3. Nunca voei para Moçambique mas tenho possibilidade de viajar até lá quando o programar.
    A Margarida dá-me umas dicas do que se deve visitar numa viagem de,no máximo,uma semana?

    ResponderExcluir
  4. Margarida F.S. não leve a mal mas para Moçambique nunca viajaria nem com tudo pago em Hotel de cinco estrelas,partindo do princípio que isso é coisa que existe para essas bandas.

    ResponderExcluir
  5. Para todos, para o roteiro de viagem do Adriano, mas sobretudo para o incrédulo Pedro, aqui vão uns endereços de Maputo, Bazaruto e Quirimbas. Descobrirão muito mais...e se precisarem posso dar umas dicas mais específicas. "Grates"!!!

    ResponderExcluir
  6. Os ditos endereços:
    www.mozambique.co.za/Mozambique_Hotels_&_Resorts-travel/mozambique-resorts-polana-hotel.html

    www.bazaruto.org/

    www.thesafaricompany.co.za/Islands_Quirimbas.html

    ResponderExcluir
  7. Margarida,tenho que reconhecer que estava completamente enganado e com ideias preconceituosas.Continuo a não querer ir mas,pelo menos, já estou melhor informado.

    ResponderExcluir