quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

A Vida Xecreta e Xéqxual do Xalajár




Como o assassinato do D.Carlos, as décadas velhas do Estado Novo e o 25 de Abril cabem em menos de uma folha do Livro de História dos meus filhos e eles perguntam-me se quem matou o D. Carlos foi o Salazar ou o Salgueiro Maia e se quem foi para o Brasil foi o Marcelo Caetano ou o Caetano Veloso, resolvi ver com eles a mini série da SIC "A Vida Privada de Salazar" e tentar que ficassem com algumas luzes sobre a figura, ou figurão, conforme o ângulo.
O casting, com o apolíneo e inexpressivo Diogo Morgado a fazer do anguloso e provinciano ditador, já não augurava nada de bom, mas o pior estava ainda para vir...
Comecemos pelos comentários finais e depois, num flash back que fica sempre bem, retrocedamos.
"-Ó Pai, então o Salazar, era uma espécie de James Bond ?!???".
Até a mim, com mais algumas luzes sobre o quase padreca de Santa Comba, me fez confusão o rodopio de saias que esvoaçavam, antes de cairem amarrotadas no chão, perante o olhar lúbrico/sonolento do decano dos ditadores europeus.
"-My name is Xalajár, Oliveira Xalajár..."e elas, traz.
Amigas da Irmãjinha, Irmãs da amiga da Irmãjinha, Meninas bem, Meninas mal, Franxêsas, Astrólogas, Cajadas e Descajadas, Viscondêxas...era um ver se te avias.
As únicas saias que escaparam foram as do Cardeal Cerejeira e mesmo assim nos tempos da república coimbrã, não sei, não...
E cada vez que o senhor tinha ejeculação prematura ou problemas na..., bem, vocês sabem, lá ia mais um carregamento para o Tarrafal, uma leva para Peniche ou uns quantos para Timor.
Contabilizando os inúmeros presos políticos e deportados, deve ter tido muitos problemas com o, a...vocês sabem!
Como diria o Diácono Remédios, "...não havia nexexidade..." de porem o homem tão, digamos, James Bond...não acham?

5 comentários:

  1. Achamos, achamos... Pelo menos cá em casa achamos. Qual terá sido a ideia?

    ResponderExcluir
  2. Até eu que não costumo alinhar pela imagem de monstro provinciano que gostam de colar ao senhor, achei um bocado descabido o tratamento.
    Mas deve ter sido um sucesso de audiências a contar com os inúmeros comentários que já ouvi sobre o programa.E as audiências é que condicionam tudo...

    ResponderExcluir
  3. É vergonhosa a campanha de branqueamento que têm feito a uma das figuras mais negras da nossa História.Primeiro um Concurso,depois livros sucessivos mostrando apenas os eventuais lados positivos de um dos ditadores mais cruéis da Europa,e por fim culminando com esta superprodução cheia de mulheres bonitas e mundanas, filmada em belos cenários e sem o mínimo enquadramento socio-politico da época.Mais uma vergonha a somar aos piores momentos,e são muitos,da nossa televisão privada.

    ResponderExcluir
  4. Se para si,António de Oliveira Salazar foi um dos ditadores mais cruéis da Europa,onde é que colocará Staline,Hitler,Mussolini,Milosevic, Tito e,mesmo,Franco,entre tantos outros?
    A miopia partidária e fundamentalita é um dos,muitos,males deste País.

    ResponderExcluir
  5. Com um Ditador como o Diogo Morgado qualquer pessoa caia em tentação.

    ResponderExcluir