sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Afinal somos Felizes...

Tem este título a capa da Visão, que saiu ontem, anunciando que uma Sondagem Exclusiva VISÃO/SIC/GfK METRIS/CESNOVA através dum Inquérito Nacional revelou que 73,5% dos Portugueses se considera feliz.
Isto no meio da maior Crise de sempre, com o desemprego a atingir valores elevados, com empresas a fecharem as portas, todos os dias, com um Governo sem soluções e uma Oposição sem alternativas. 73,5% feliz, é obra...
Longe vai o tempo da Saudade, dos Fados choradinhos, das mulheres de preto, do Fatalismo lusitano...ainda bem.
Em simultâneo, contudo, o "Galo" tem o prazer de anunciar o resultado da sua Sondagem Exclusiva GALO/BARCELOS/GDBAP com que procurámos saber, em Inquérito Nacional, quantos Portugueses tinham um QI inferior ao do Forrest Gump.
O resultado não deixou de ser inesperado...73,5%.
Agora, como dizia o outro, basta fazer as contas.
Cruzar o resultado dos Contentinhos com os Débeis Mentais e concluir que, bem...hum, é claro!

9 comentários:

  1. Mas alguém acredita, quando se olha para a cara de 73,5% dos portugueses que eles se considerem felizes? Quando o "verbal" e o "não verbal" não coincidem surge aquilo a que a psiquiatria chama de "double bind", leia-se confusão mental, leia-se mais do que débeis mentais, esquizóides.
    As pessoas dizem estas coisas, mas elas próprias não acreditam. Se calhar têm vergonha de dizer que são infelizes.
    Quimera

    ResponderExcluir
  2. jº., essa maldade fica-te quase tao bem quanto "mourning becomes electra"...
    ~~~ joke, private, we could tell you, but then we would have to kill you with a largely oversized gun. ~~~ :-D

    ResponderExcluir
  3. Aqui acho que exagerou...
    Quando temos a autoestima em baixo estamos mal e estamos mal,na mesma, quando temos a autoestima elevada...Então em que é que ficamos?

    ResponderExcluir
  4. P.M.P. o que temos que ter é a autoestima no lugar certo. Existirá alguma razão para algum Português estar feliz neste momento? Será que não estão a perceber o que se está a passar, e que não temos alternativas nenhumas? Ou será que os Portugueses que responderam que estão felizes é, apenas, porque não estão doentes? Se é isso, então sim, eu estou feliz, mas só por uma questão individual, porque quando penso no colectivo Portugal, é a desgraça.
    Princesa

    ResponderExcluir
  5. Num primeiro momento também achei que os resultados não podiam estar certos, que qualquer coisa estava enviezada nesta sondagem! Como se de repente o tão característico fatalismo tivesse dado lugar a um "tá-se bem" colectivo.
    Mas caramba, o número é estrondoso...afinal serão assim tantos os idiotas que no actual contexto ainda se conseguem sentir felizes?
    Entre muitas coisas surgiu-me, como uma resposta possível, a excelente série de documentários de António Barreto "Portugal, um retrato social". O país transformou-se, as pessoas mudaram...reconhecemos hoje isso mesmo e estamos mais felizes?
    Disponíveis os 7 documentários em videosgoogle.com

    ResponderExcluir
  6. Embora não seja partidária da concepção social de António Barreto tenho que reconhecer a sua estatura profissional e técnica e a qualidade que os seus trabalhos têm habitualmente.Portugal,um retrato social é uma série a não perder e que só pecou por ser curta.

    ResponderExcluir
  7. O António Barreto é uma das poucas pessoas públicas( embora logicamente haja mais) que me merecem todo o respeito intelectual,ciêntifico e humano, para além de parecer ser uma pessoa bem disposta e com sentido de humor.
    Qualquer dia inicío, aqui no"Galo", uma campanha para levar o António Barreto à Presidência da República.
    Até já tenho slogan e tudo
    "Portugueses, enfiem o Barreto!"

    ResponderExcluir
  8. Lá estarei de barretinho a apoiar!
    Mas anda ligeiro porque o Presidente da República já o convidou para Presidente da Comissão do 10 de Junho...

    ResponderExcluir
  9. Lá estarei de barretinho a apoiar!
    Mas anda ligeiro porque o Presidente da República já o convidou para Presidente da Comissão do 10 de Junho...

    ResponderExcluir