segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Quem quer ser Bilionário?




"...Uma história sobre um jovem órfão e analfabeto de Mumbai, que se encontra prestes a vencer o popular concurso televisivo, leva-nos a uma viagem pela inebriante Índia. É um dos fortes candidatos aos Óscares...
... Apesar de ser parcialmente falado em híndi, "Quem Quer Ser Bilionário?" possui
10 nomeações para as estatuetas douradas, tendo boas probabilidades de ganhar algumas das mais cobiçadas, uma vez que foi o grande vencedor dos Globos de Ouro, assim como dos prémios dos sindicatos dos actores e produtores norte-americanos.
Centrado na história de Jamal Malik, um jovem orfão e analfabeto vindo dos miseráveis bairros de lata de Mumbai, que está prestes a tornar-se no grande vencedor da versão indiana do concurso televisivo.
Jamal só precisa de responder a mais uma pergunta para receber o almejado prémio. Só que os produtores do programa desconfiam de que o rapaz está a fazer batota e denunciam-no à polícia, que o irá torturar até que revele a verdade.
... o interrogatório acaba por conduzir o filme numa viagem por um país tão miserável quanto fascinante.
A perspectiva da Índia apresentada no filme está a causar alguma indignação em Mumbai, com protestos e manifestações que acusam o realizador britânico Danny Boyle (o mesmo de "Trainspotting" e "28 Dias Depois") de denegrir a imagem do país e de gozar com a sua miséria, assim como de ter explorado os indianos que participaram no filme..."
Alexandre Costa in Expresso

4 comentários:

  1. não sendo um extraordinário filme, é muito bom e vai ganhar óscares de "lavar consciências".
    se posso, recomendo.

    uma nota sobre a not(íci)a do expresso - o rapaz não é analfabeto - não é que tenha importância, mas não é preciso carregar mais nas cores... que este filme já tem muitas, e de vários tons!

    ResponderExcluir
  2. Depois de uma ausencia mais prolongada devido a uma viagem maior,aqui estou de volta ao meu blog preferido.Gostei muito do filme embora seja muito violento e mostre uma Índia que não andará muito longe da realidade.
    Parabéns pelo nickname,Tarnhelm,eu também gosto muito de Wagner e às vezes também gostava de ser invisível.

    ResponderExcluir
  3. Já somos três, pelo menos, a gostar de Wagner...
    Um dia destes, ainda vamos ter uma surpresa, não é João???!!!

    ResponderExcluir
  4. Não sei,não...embora do Tarnhelm tenha algumas desconfianças.E mais não digo.

    ResponderExcluir