quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

My Roomate Guanta






Eu quando me falam de Solidariedade
sinto, de imediato, delíquios de ternura.
Quando me enviam abaixo-assinados,
faço logo uma assinatura elaborada abaixo,
acima e, muitas vezes, ao lado.
Quando recebo SMS's a marcar manifestações,
calço as minhas botas Hush Puppies,
encho o cantil do Coronel Tapioca,
enfio uns Mars no polar Paul&Shark
e lá vou eu a assobiar a Marselhesa.
Sou um Homem de Causas.
Tem é uma coisa. Têm que ser causas exóticas.
Para manifestações de Professores
ou contra os despedimentos
da Corticeira Amorim, não contem comigo.
Agora se se tratar da defesa dos direitos
dos trabalhadores chineses de Guangzhou, lá estarei...
Se fôr para adoptar uma criancinha ranhosa
de Aguiar da Beira, não estou interessado.
Porém se o objectivo fôr dar o nome a um jovem do Turquemenistão
de olhinhos repuxados
ou a uma pequenita da Gâmbia, de pele lisa e brilhante,
preencho logo as fichas de inscrição, numa corrida.
( Já repararam como a Angelina Jolie ou a Madonna
ficam tão bem nas fotos com essas autênticas esculturas vivas?) .
Por isso, quando ouvi o pedido
de integração dos presos de Guantánamo,
não hesitei e telefonei, logo de seguida.
Como moro numa duas assoalhadas com kitchinette,
pedi que me arranjassem um jeitosinho. Depois fiquei à espera.
Há dois dias fui aos Correios levantar o caixote.
Gostei do tamanho da embalagem.
O pior foi que quando abri a caixa saiu-me
lá de dentro um Guantánamo todo dobrado,
com mais de dois metros de altura.
Fiz um vistão ao chegar ao prédio onde vivo, na Brandoa,
com aquele calmeirão de turbante e barba façanhuda.
A primeira exigência que me fez
foi a compra de um tapete para poder rezar, voltado para Meca.
Como o sr.Santana da "Colchas&Atoalhados Fada do Lar"
estava em Saldos, comprei um tapete tipo Arraiolos,
com uma pequena mancha de gordura num dos cantos.
O Guantas, como eu lhe chamo, fez um escarcéu...
que queria um Persa,
que assim não tinha ambiente, e por aí fora.
A seguir foi ao frigorífico, deitou-me fora as costeletas de porco
e despejou uma grade de cervejas pela pia abaixo.
Mas o pior é que agora quer mandar vir
as quatro mulheres que deixou no Quirguistão.
Sou um Homem de Causas, mas já estou a pensar
em mudar de causa...
Perdão, de casa.

10 comentários:

  1. jesus, que hoje estavas inspirado...
    onde é que eu assino ?

    ResponderExcluir
  2. O tapete "tipo Arraiolos" (com a nódoa de gordura no canto), as costeletas de porco no lixo e as cervejas pela pia abaixo, provocaram em mim o mesmo efeito que o "Ó Evaristo, tens cá disto" provocava no nosso General... Lembras-te?! Estás a ouvir?!
    O meu Amigo prá Vida, no seu melhor...

    Acutilante!

    ResponderExcluir
  3. Com amigos destes,como é que o meu ego
    não há-de andar inflado?!??

    ResponderExcluir
  4. Embora politicamente incorrecto,ou talvez por isso mesmo,está bem apanhado e com muita graça.

    ResponderExcluir
  5. São coisas como esta que fazem com que ao chegar a casa abra logo o computador neste blog.

    ResponderExcluir
  6. Grande "Galo". Este blog está a atingir níveis de...um Nadal no ténis.

    ResponderExcluir
  7. Talvez seja eu que não tenha grande sentido de humor, mas penso que um assunto como o CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DE GUANTANAMANO comparável aos dos nazis, não pode ser motivo para nenhuma brincadeira.Que me desculpe o seu autor, mas é a minha opinião.

    ResponderExcluir
  8. Estou em desacordo consigo em que este seja um assunto com o qual não se possa brincar.
    Em primeiro lugar não brinquei com o Campo de Guantánamo, que considero uma das maiores barbaridades criminosas, e foram várias, que o desprezível Busch apadrinhou.
    Fiz uma ironia ao pedido feito aos diversos países para receberem prisioneiros e a uma determinada esquerda festiva, que me provoca alguma urticária.
    Sem querer ser pretencioso, lembro-lhe que Begnini ou Chaplin( já viu as companhias que fui arranjar?) parodiaram o tema dos nazis em "A Vida é Bela " e no"Grande Ditador" e não eram,certamente, pró-nazis.Assim como a bem disposta série de Televisão"Alô,Alô" não defendia a teoria ariana.
    Agora estou de acordo consigo quando diz"Talvez eu não tenha grande sentido de humor...". Pelo meu lado, só retirava "Talvez" e "grande".Volte sempre...

    ResponderExcluir
  9. Já percebi que críticas não são muito bem aceites por si.Prefere os elogios dos vários admiradores para quem tudo é maravilhoso. Porém eu irei continuar a dizer aquilo que gosto e o que não gosto.

    ResponderExcluir
  10. Posso dizer-lhe que está perfeitamente enganada.A sua participação no "Galo" com comentários por vezes um pouco,digamos, amargos e agressivos,tem o papel de contraditório que é excelente. Eu não gosto de unanimidades e sinto~me muito mais estimulado por haver vozes discordantes,infelizmente ainda poucas, para me trazerem para a realidade e para que o meu ego desça a níveis razoáveis.Critique, fale mal do que não gosta mas não deixe de emitir as suas opiniões a respeito dos posts que forem aparecendo por aqui.Eu pelo meu lado farei o mesmo em relação aos seus comentários sempre que tal me apetecer.Bom fim de semana!

    ResponderExcluir