sábado, 21 de fevereiro de 2009

Slumdog...algumas considerações marginais.


Acabei de ver o Filme,há menos de uma hora e resolvi escrever ainda a quente,no calor da emoção.
Porque é de emoções que esta obra trata.
Do amor,objectivo e fim,da luta pela sobrevivência nos seus diversos matizes,da cumplicidade fraterna,do ódio e da violência,da violência máxima e total que é a miséria.
E conhecendo a Índia,da sujidade permanente nas ruas pejadas de detritos,das águas castanhas de poluição,das roupas andrajosas,dos quilómetros de bairros da lata,das multidões famélicas,mais facilmente se sente esta película que entra na nossa pele,se entranha em nós e custa a largar-nos.
O Cinema é uma forma de arte que vai beber em muitas outras.
Através do argumento,da interpretação e direcção de actores,da fotografia e iluminação,da banda sonora,da criação de guarda roupa e cenários,enfim...
E quando a esta amálgama de inspirações várias é insuflado o leve sopro do génio, estamos então perante um momento inesquecível.
Vencedor de quatro Globos de Ouro,para o Melhor Filme,Melhor Realizador,Melhor Argumento e Melhor Música Original,Slumdog Millionaire, prepara-se,estou certo,para arrebanhar dois ou três Óscares,já no início da próxima semana.
Não percam este Filme,mesmo sem saberem as respostas a este grande Concurso que é a Vida.

5 comentários:

  1. Fui a semana passado com os meus filhos e a minha mulher ( que dorme em quase todos, mas que neste não conseguiu, tal a intensidade) ver o filme e como antes havia descrito é daquelas películas que nos abana. Da miséria e da sujidade, lembrei-me do que o João me havia contado nas visitas efectuadas aquele país.

    ResponderExcluir
  2. Com a sua descrição emocionada,fiquei cheia de vontade de ver esse filme acerca de um país que
    apesar de ser considerado uma das potencias mundiais emergentes,continua com todos os problemas derivados das sociedades capitalistas,como cada vez mais se tem vindo a comprovar.
    Como para os meus lados duvido que apareça terei que aproveitar as férias da Páscoa e uma projectada viagem ao Porto.Depois darei a minha opinião.

    ResponderExcluir
  3. Lamento estar em desacordo com a maioria das pessoas mas neste filme vi apenas demagogia,o Amor tudo vence e os bons acabam por ser recompensados,para além duma exploração ignóbil das misérias humanas.

    ResponderExcluir
  4. E aqui,por exemplo,não posso estar mais em desacordo com o "Príncipe".Um argumento muito original e bem construido,um conjunto de interpretações notáveis e uma realizaçãp ágil e com um toque de documentário,para além de uma montagem nervosa e eficaz.Só talvez o final é que tende a um certo happy end que talvez não fosse necessário.

    ResponderExcluir
  5. my recommendation, as an indian, or part of it
    michael wood- bbc- the story of india- 2007- 6 episodes

    ResponderExcluir