quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Será que o Mr.F...You, está a Encolher?

A primeira vez que vi o sujeito, em pessoa, foi no Restaurante XL,
ele estava na mesa ao lado da minha..
Ainda pouco se sabia da personagem.
Que tinha sido motorista na África do Sul antes da compra mirabolante dos resíduos das minas que cercam Johansburg. Que se vira forçado a abandonar rapidamente aquelas paragens.
Onde começava a ficção e acabava a realidade?
O sujeito durante toda a refeição soltou altissonantes gargalhadas alvares, incomodando todos à sua volta e no final, sacou de um enorme charuto com o qual empestou o ambiente da, relativamente, pequena sala onde se encontrava.
Foi Amor à primeira vista.
Na vez seguinte, em que nos cruzámos, o sujeito já era sócio da Fátima Lopes, já tinha construído a imagem da roupa preta, com gola redonda e boina à artista.
Acabara de entrar na Feira de Arte da FIL e todos os marchands convergiram,de imediato, para ele, abanando as asitas como que hipnotizados pelo brilho dos milhões de euros propagandeados.
A Paixão fulminante confirmava-se...
Depois o sujeito tornou-se uma Star. Vendeu/Alugou uma Colecção importante de Arte Moderna a um Governo basbaque e saloio que, até aí, pensava que Warhol era um dos sabores das Sopas Campbell e Roy Lichtenstein algum monarca de um pequeno principado.
Desdobrou-se em entrevistas pelos principais diários, semanários e revistas com direito, em muitos casos, a ser capa dessas publicações.
Falou sobre tudo e todos nos vários canais televisivos. Soltou impropérios em directo no prime time.
Ameaçou o João Rendeiro( ...ele lá tinha as suas razões) no Prós e Contras"E tu cala-te que eu sei muita coisa a teu respeito!".
Quis comprar o Benfica. Fez uma OPA mal sucedida. Injuriou o Rui Costa, ofendendo de morte os benfiquistas, já de si sensíveis por natureza.
Enfim, foi um festival do sujeito, durante largos meses. Comprava-se uma revista ou abria-se a televisão e lá estava ele a perorar sobre vinhos, futebol, política, arte ou bancos, não necessariamente por esta ordem.Um fartote...
E depois chegou a crise.
Agora quando aparece nos jornais é debaixo de títulos como"Só no Carnaval perdeu 40 Milhões". Acabaram-se as entrevistas. Adoptou o pouco habitual low profile.
Os quadros foram dados como garantias, insuficientes, dos empréstimos.
As acções que comprou, através de pouco esclarecidos empréstimos bancários,
desceram a níveis inesperados.
Nada que não pudesse ter acontecido, que não tenha acontecido, a outros mas que não se expuseram tanto, que não procuraram as luzes dos holofotes com tamanho afinco, que não debitaram boçalidades com tanta frequência.
O sujeito que se orgulhava de ser multimilionário sem ter criado emprego ou riqueza para outras pessoas, escondeu-se na sombra.
Não se deve bater nas pessoas quando estão por baixo, mas atirar-lhes com as palavras que lhes são mais queridas, é permitido.
...Fuck You, Mr.Berardo!!!

4 comentários:

  1. Um Governo que tudo faz para proteger e favorecer indivíduos como este pode-se autoproclamar de Socialista?

    ResponderExcluir
  2. E o mais curioso na altura(percebemos agora porquê) é que o Rendeiro calou-se mesmo.
    Quimera

    ResponderExcluir
  3. O look até é giro...emagrece...não há risco de escolher uma gravata pouco acertada. Quantos aos investimentos fantásticos do sr. Berardo...vamos todos pagá-los bem caro.

    ResponderExcluir
  4. Tem razão Isa, o JB vai desaparecer durante uns tempos e quando a conjuntura lhe fôr de novo favorável aparecerá em todo o seu esplendor. E entretanto a classe média que paga impostos continuará a suportar este "senhor" e outros como ele.

    ResponderExcluir