segunda-feira, 11 de maio de 2009

O Fair Play pode surgir, em qualquer situação

Durante um jogo de futebol, na Holanda, um jogador da equipa de vermelho - o Ajax - sofreu uma falta e ficou magoado, caído no chão.

Um dos jogadores da equipa adversária - equipada de amarelo - como é hábito, atirou a bola para fora para que o jogador magoado fosse atendido.

Quando o jogador ficou recuperado o lançamento pertenceu ao Ajax (de vermelho) e, como manda o desportivismo, um jogador do Ajax tentou devolver a bola para o campo do adversário. Só que o fez de forma desajeitada e, sem querer, acabou por meter golo!

Todos, incluindo o jogador que, sem querer, meteu golo, ficaram atrapalhados.

Mas o árbitro considerou o golo válido! A bola voltou ao centro para o jogo ser retomado com aquele injusto resultado.

Foi nesse momento que os jogadores do Ajax, com grande espírito desportivo, rapidamente tomaram uma resolução: Ficarem todos quietos para permitir à equipa adversária - os de amarelo - fazerem eles também um golo para repor a justiça no resultado.

E foi isso que aconteceu!!! É impressionante o sentido de justiça da equipa do Ajax - de vermelho- e o bom entendimento entre todos eles para que nenhum se movimentasse.

Eles queriam ganhar, mas a vitória teria que ser "limpa"e "justa" !

Enviado por Moira de Trabalho

8 comentários:

  1. Se a moda pegasse até eu ficava a gostar de futebol!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. A Holanda é provávelmente o país mais 'civilizado' do mundo, junto com a Dinamarca, --- que é uma terra para a qual eu pessoalmente... passo --- e quase toda a gente fala inglixe ou deutxe, o que dá um jeitaço. :-D

    ResponderExcluir
  3. Tal situação em Portugal, linchavam o guarda-redes e a equipa por não ter corrido atrás do avançado. Foi golo e não se fala mais nisso. O que dizem os jornais, será o próximo treinador do SLB (Jorge Jesus) disse um dia que "o fair play é uma treta". Se o árbitro apitou ou não apitou, marcou ou não marcou é que interessa.

    ResponderExcluir
  4. A isto chama-se Desporto.
    Lá........ como cá!

    ResponderExcluir
  5. Em Portugal o futebol é apenas e nada mais do que um negócio.De desporto apenas detém o epíteto.
    Culpa dos sucessivos governos, dos sucessivos dirigentes e da grande maioria dos jogadores.
    São poucas e raras as excepções.

    ResponderExcluir
  6. Faltava isto...

    eu não tenho muito 'saco' para futebol, mas conheço a maior parte dos nomes...http://en.wikipedia.org/wiki/AFC_Ajax#Youth_programYouth programThe club is also particularly famous for its renowned youth program that has produced many Dutch talents over the years - Johan Cruyff, Edwin van der Sar, Dennis Bergkamp and Marco van Basten. Recent Dutch stars Ryan Babel, Wesley Sneijder, Rafael van der Vaart and John Heitinga had also came through the ranks at Ajax and all are now playing for top-flight clubs. Ajax has also expanded its talent searching program to South Africa with Ajax Cape Town. Ajax also had a satellite club in the United States under the name Ajax America, this club filed for bankruptcy. There are some youth players from Ajax Cape Town that have been drafted into the Eredivisie squad, such as Steven Pienaar and Cameroonian Eyong Enoh. In 1995, the year that they won the Champions League, the Dutch national team was almost entirely composed of Ajax players, with goalkeeper Edwin van der Sar, players such as Michael Reiziger, Frank de Boer and Danny Blind in defense, Ronald de Boer, Edgar Davids and Clarence Seedorf in midfield, and Patrick Kluivert and Marc Overmars in attack. The team was coached by Louis van Gaal, and also featured foreign stars such as Jari Litmanen, Nwankwo Kanu and Finidi George. Its current successes are mostly domestic, notwithstanding some minor successes in the 2002-03 Champions League.

    ResponderExcluir
  7. TÁ TUDO DOIDO??!!??

    Depois de um golo extraordinário do miúdo do Ajax (que nome para um clube de football; se ainda fosse Sonasol...) como é que deixam entrar um FRANGO deste tamanho?

    Hip 1: Há fruta no caso? - esta é para especialistas;

    Hip 2: Esta equipa é treinada pelo sobrinho da Lola - esta é para os das revistas rosas...

    Hip 3: Relatório do árbitro no final do jogo:

    >>> "O jogador da equipa visitada, Micolli, desmandou-se em velocidade tentando desobstruir-se no intuito de desfeitear o guarda-redes visitante. Um adversário à ilharga procurou desisolá-lo, desacelerando-o com auxílio à utilização indevida dos membros superiores, o que conseguiu. O jogador Micolli procurou destravar-se com recurso a movimentos tendentes à prosecução de uma situação de desaperto mas o adversário não o desagarrava. Quando finalmente atingiu o desimpedimento desenlargando-se, destemperou-se e tentou tirar desforço, amandando-lhe o membro superior direito à zona do externo, felizmente desacertando-lhe. Derivado a esta atitude, demonstrei-lhe a cartolina correspectiva."

    Extracto do relatório do árbitro Carlos Xistra relativo à apresentação do cartão amarelo ao jogador Micolli.


    p.s.: VIRAM QUE FOI UMA EQUIPA VERMELHA (mth rules!!!) QUE FEZ O BEM!!!???

    ResponderExcluir