quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O Trabalho da Moira

Dear John,

Life goes on.
By the time you read these lines, I´ll be gone.
…dizia a canção do genérico de uma sitcom dos anos 80 – embora a referência Dear John no sentido de começo de despedida já venha do tempo da II Guerra…

Querido João,

A vida continua.
Na altura que estiver a ler estas linhas provavelmente estarei a ler as suas.
E a probabilidade de isto ser verdade é tanto maior quanto a proximidade a que estarei de um computador.

Não é para ser engraçadinha que lhe escrevo isto; para ser franca, já tentei sê-lo mas parece que os meus pais ainda assim não se riem.

Numa época em que qualquer idiota escreve e publica as alarvidades que lhe vão na alma – vidé comentário da Clara Ferreira Alves acerca dos excrementos bloguísticos que para aí se podem ler e que, antigamente, para sorte nossa, jaziam nas gavetas até uma empregada mais extremosa lhes dar o devido destino – poder contar com a qualidade constante da escrita, da selecção de temas, do grafismo e dos comentadores habituais deste blogue, é, mais que uma lufada de ar fresco, a certeza de que no meio da mediocridade vigente há espaço para surgir a réstia de esperança para os amantes das coisas boas e, sobretudo, bem feitas.

Imodestamente, estou a incluir-me nelas, como é bom de ver.
Se por um lado, tenho tido o descaramento de desenhar e escrever para ser vista – coisa que habilmente fui evitando ao longo de 20 anos - por outro, é com alguma coragem [alguns dirão inconsciência] que me exponho. Isto, porque tenho pavor do ridículo e, até nisto, o Galo tem-me forçado a mudar a minha postura de vida.

Não será exagerado dizer que a minha vida mudou com O Galo de Barcelos ao Poder.
Tenho total consciência disso, aliás; e os que me são mais próximos poderão confirmá-lo. Leio mais, escrevo finalmente. Desenho mais, exponho finalmente. Penso mais, existo, por fim.
O Galo de Barcelos ao Poder tem tido um efeito catalisador em mim: os elementos, aparentemente, boiavam na inércia e no medo; o Galo deu-lhes espaço, energia e, sobretudo, galvanizou-me para concretizar coisas que, arrisco, estão bem feitas.

Dear John não, portanto, uma despedida. É um cumprimento diário e obrigatório.

Moira de Trabalho

4 comentários:

  1. Tem andado muito afastada. Para quando novos trabalhos com desenhos?

    ResponderExcluir
  2. Moira dos nossos prazeres,venham os traços quase inconfundiveis, venham linhas escritas ao sabor das marés do Sado, venham as alegrias que a vida proporciona, venha tudo, nós que aqui estamos por tal esperamos.

    ResponderExcluir
  3. É verdade, já tenho saudades das Figuras sem Estilo.
    Para quando a próxima?

    ResponderExcluir
  4. Magnífica "Exposição", sem dúvida, em todos os sentidos que a palavra possa conter.

    É para nós - creio que posso falar no plural - um previlégio tê-la connosco e abençoado, pelos deuses, seja este Galo (na versão dupla JV/Galo) por ter contribuído para que tenha ido recolher "os elementos (que) aparentemente, boiavam na inércia e no medo".

    Volte sempre, Moira, pelo menos, duas vezes por dia!
    Queremos Textos!
    Queremos Desenhos!

    Queremos todas as contribuições com que se digne presentear-nos!

    ResponderExcluir