sábado, 26 de setembro de 2009

Sanna Annukka, Design on the Rocks

Para Sanna Annukka, designer meio filandesa, meio inglesa, o click, que despoletou a sua carreira, foi a criação da capa do segundo album da banda britânica Keane.
Formada em Ilustração pela Universidade de Brighton, em 2005, Sanna diz ir beber a sua inspiração ao folclore finlandês e à música tradicional deste país que recebe a designação genérica de - The Kalevala.
Depois de Under the Iron Sea, a tal capa de que já falámos, a carreira de Sanna disparou, sendo as suas ilustrações utilizadas nas mais variadas vertentes - design gráfico, ilustração, textil, embalagens, brinquedos, livros, etc...








Com uma frieza criativa, proveniente certamente da gélida Escandinávia, e uma propensão acentuada para a repetição dos padrões geométricos, a obra de Sanna Annukka não me consegue emocionar ou seduzir mas, há que reconhecer, o mérito da uniformidade e da originalidade do seu trabalho.

























Sanna afirma que os longos verões da sua infância e adolescência passados em Paltaniemi, pequena vila da Finlândia, ou a pescar e a percorrer as florestas de Lujarvi, continuam a ser fontes de inspiração diária para as suas inúmeras encomendas, que lhe chegam de todas as partes do Mundo.








Para muitos, certamente, uma descoberta, aqui vos
deixamos Sanna Annukka - A Designer que saiu do Frio.

4 comentários:

  1. Eu, pessoalmente, gosto da limpeza e falta de arrebiques do desenho.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia nem nunca tinha ouvido falar.
    Só por isso já valia a pena o post, mas para além disso, acho que uma jovem ainda tão no início da carreira como ela tem muito caminho para percorrer.

    ResponderExcluir
  3. Uau !!!
    Não conhecia, mas isso tem remédio. :-)


    Thanks a lot, Johnny.

    ResponderExcluir
  4. Conhecia... os Keane.
    A menina... não me importava de conhecer.

    ResponderExcluir