quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Hoje é Nove do Nove do Nove

Hoje, 9 de Setembro de 2009 (09-09-09), é para muitos o dia mais esperado do ano, especialmente para os chineses, que associam o número 9 a sorte e sucesso, esperando que este raro momento do calendário marque a diferença no rumo das suas vidas.
Na cultura chinesa, alguns números estão associados à sorte ou ao azar, de acordo com a ideia para a qual remete a pronunciação da palavra em chinês, e o 6, 8 e 9 são os que têm a carga mais positiva, uma vez que os seus nomes em chinês têm bons significados.
O número 9, quando pronunciado em chinês (gau), está associado a longa duração, sendo por isso escolhido pela maioria dos casais como o dia preferencial para darem o nó, já que é aquele que oferece, à partida, mais garantias de sorte e sucesso no futuro.
Mas o 9 tem um significado especial, não só na cultura chinesa, mas também na mitologia de diversas culturas, estando associado, em quase todas, à medida exacta da busca de proveito, ao corolário dos esforços, ao encerrar de um ciclo e início de outro superior, já que é o maior número singular.
Por isso, a superstição, uma das características mais fortes da cultura milenar chinesa, está intimamente aliada aos números, levando os chineses a procurarem associar diferentes hábitos quotidianos aqueles que julgam poder trazer-lhes mais sorte.
São muitos os que vão escolher o dia de hoje para se casarem, mas também para jogarem nos casinos de Macau e apostarem nove vezes no número nove ou em nove mesas diferentes.

A diversidade das situações em que os mais supersticiosos poderão buscar a sorte no dia 09-09-09 é grande e variada, dependendo apenas da imaginação.
O número de telefone, morada, matrícula do veículo, número da conta bancária são normalmente transformados em "amuletos" pelos chineses, que procuram garantir a sua sorte com a escolha dos números mais favoráveis, de acordo com as suas crenças.

O número 9 está também relacionado com o elemento fogo, talvez porque as vestes do Imperador normalmente apresentavam figuras de nove dragões e porque, segundo se acredita, estes tinham nove filhos cada um.
Também se julga que o palácio da Cidade Proibida, em Pequim, foi construído com 9.999 quartos.
Nove é, igualmente, o número de esferas celestes, de oríficios do corpo humano e dos meses de gravidez.
A cultura japonesa é provavelmente uma excepção no que se refere à simbologia em que o número nove está envolvido, estando associado a azar e sofrimento.
Por isso, os japoneses mais supersticiosos vão hoje, quarta-feira, dia 09-09-09, procurar evitar quartos de hotel com o número 9, hospitais e tudo o que esteja relacionado com 9, ao contrário da maioria dos locais do mundo, em que o 9 será o número mais desejado.
Para o "Galo" todos os dias são bons...só que uns são melhores que outros!!!

3 comentários:

  1. Na verdade todos os números são bons e eu que o diga.
    No dia 7 de Setembro, o Brasil ganhou a Independencia e eu perdi a minha...mas gosto do sete.
    O número 13 é de meu muito agrado por razões do foro privado e também religiosas.
    Por decencia não falarei de outro, o único que me desagrada...alguns advinharão.
    E vamos por aí fora.
    Como aprecio muito os chineses e a sua cultura milenar, o nove e ainda por cima nesta feliz coincidencia, anda no meio dos meus encantos numéricos!

    ResponderExcluir
  2. Ôi gatos e panteras, estou chegando de novo!
    Vão aguçando as garras porque estou com todo o cio tropical burbulhando e traço tudo o que mexer e não fôr cascável.
    E logo hoje, 9/9/09, dia de grande astral e noite de tempestades...
    Vem quente que eu estou fervendo!!!

    ResponderExcluir
  3. Para mim o número mágico é o 7.
    As melhores coisas da minha vida, ocorreram todas a 7.
    Claro está que sei que tudo não passou de coicidência, pero que las hay, las hay...

    ResponderExcluir