quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Computador


10 comentários:

  1. A mim o que me dá vontade é atirar o computador pela janela fora quando ele começa a bloquear ou a funcionat em camara lenta...

    ResponderExcluir
  2. LINDO!!
    A melhor definição de "inglês técnico"... em brasileiro.

    ResponderExcluir
  3. Lápis e papel, tudo se perdeu com estes gingarelhos hoje dominando completamente as nossas vidas.
    Somos os seus escravos.Já pensaram bem ?

    ResponderExcluir
  4. Normalmente quando um computador "funciona em câmara lenta" é porque a memória cache não aguenta a quantidade de processos que tens a funcionar ao mesmo tempo.

    Ctrl+Alt+Del (ao mesmo tempo, 3 dedinhos), vai ao separador "Processos", scrolla até cá abaixo e vê quanto te sobra no último, face ao total. Quanto mais baixo fôr o valor, mais o computador te vai lagar.

    Tens uma primeira solução soft, que é pedir a alguém que te aumente o size da page file (estou a admitir que usas qq. versão de S.O. da M$... e isto não é complicado de fazer mas é longo de explicar aqui, however google is your friend...)

    A segunda é desinstalar programas que realmente nunca ou quase nunca utilizas, ou que fazem a mesma coisa uns que os outros.
    Isso deves conseguir fazer tu própria no Painel de Controlo, opção add/remove programs.

    A terceira é substituir os programas pesadíssimos da M$ por equivalentes freeware muito mais light... por exemplo passar para a versão free do antivírus da grisoft.com, usar como cliente de correio o Thunderbird da mozzilla.org e não o Outlook, ter um free powerpoit viewer, um free word viewer, substituir firewalls pesadíssimas por coisas como o Net Limiter (esse paga-se... a menos que saibas como work around that...)

    ;-)



    Passemos às soluções hard:

    Se tens um laptop, tudo o que podes fazer é duplicar a memória RAM (a parte espertinha da memória do computador), e ficamos por aqui. Fazem-te isso em qualquer lojeca de informática nas calmas, só tens que ver o preço da memória, não é cara, umas poucas dezenas de €'s.

    Se tens um desktop, então é um mundo de possibilidades baratuchas , mesmo sem trocares de PC (no sentido de personal computer, não de partido comunista... :-] ).

    Se usas muitos programas gráficos ou vídeo, o mínimo é ter uma placa gráfica com 256MB, (só há 2 marcas, ATI Radeon e Nvidia, equivalem-se mas isto já te vai para uns 50/60 euritos.)

    Podes aumentar a memória RAM para o que quiseres, há placas de 500 kapas, 1 giga, 2 gigas, isso é baratucho, e só abrir a caixa à torre e encaixar no slot apropriado.

    Podes mudar para um CPU mais rápido, tipo 2 ou 3 Gigaherz (o que normalmente implica também uma motherboard nova, só há também 2 marcas, também se equivalem, eu prefiro Intel à AMD.)


    Não vale a pena nem xingar os softs nem xutar no hardware, há sempre uma alternativa: aprender.
    :-)

    Por estranho que pareça, isso até se consegue... mas se calhar estive a perder o meu latim, as pessoas hoje já não querem só user friendly, querem a 'papinha' toda feita na frente...

    :-(

    ResponderExcluir
  5. E Zé Manel, em relaçao aos meus computadores, eu é que sou master, e eles os slaves...

    :-)

    ResponderExcluir
  6. Alvega, burro velho já não aprende.
    Any way,tks !

    ResponderExcluir
  7. Nah, Z.M. , não compro...

    Burro velho aprende sempre, se quiser.

    É apenas uma questão de vontade e de prioridades.

    :-)

    ResponderExcluir
  8. O que eu não compro, é o Zé Manel ser burro velho...

    ResponderExcluir
  9. De nada, MTH.

    Acabei de espiar um jogo tipo Guerra das Estrelas para X-Box, e tu não queiras nem saber ne o tamanho, nem os requerimentos que a versão para PC necessitava em termos de hardware...

    :-(

    o jogo tinha 13.5 gigas de tamanho, pode ? Pode.
    É o equivalente a p'raí uns 17 filmes...

    ResponderExcluir