quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Le(ge)ndas do Século

Pois, para hoje, a tarefa é a seguinte:
Escolham uma destas fotos, todas elas emblemáticas
do século passado, e escrevam uma legenda
sobre os sentimentos, recordações ou factos
que ela vos transmite.Mesmo que outro já tenha comentado uma determinada imagem, não deixem de o fazer, porque o vosso ponto de vista será, certamente, diferente.



























Entre conquistas e assassinatos a sangue frio, beijos, afinal, encenados e cenas de guera, tem por onde escolher.

Ficamos à espera dos seus comentários sobre uma, ou várias, das fotos. Até já!

13 comentários:

  1. Comento as imagens da guerra, no geral, e a violência gratúita dos milhares de mortes inúteis, enquanto muitas vezes quem mexe os cordelinhos são os capitalistas, bem sentados e protegidos nos seus gabinetes com ar condicionado.
    Enquanto isso as famílias são desfeitas e jovens vidas são ceifadas por causa do petróleo,da destituição de um líder que não é da cor dos ianques, ou outra qualquer "razão de peso".

    ResponderExcluir
  2. Sem sombras de dúvida, a chegada do Homem à Lua.
    Esta imagem do Neil Armstrong ficará, para sempre, gravada na minha memória.
    E muitos outros factos relacionados, como o meu Pai, já falecido, a ver na televisão, como eu, esta transmissão e a dizer-me que os Russos tinham sido vencidos, em toda a linha.

    ResponderExcluir
  3. A do Beijo e a da Lua que me fará sempre lembrar aquele alentejano (e não é anedota, eu estava lá)que dizia não ser possível o homem ter estado na lua, pois nessa noite nem tinha havido lua.

    ResponderExcluir
  4. Primeiro, MTH parabéns, grande comentário.

    Mas já agora, não são os 'capitalistas' ou o papá Estado e portanto, também eu... que te dão de comer ?
    E andas de bicicleta ou triciclo ??




    Johnny, adorei o 'conceito', eis o que se me apraz:

    1. "Um pequeno passo meu, um grande passo para a humanidade" (nem consigo perceber se é o Neil Armstrong dentro daquele fato, mas a frase é tão ...)

    Houston, we have a problem, our captain is a friggin' pompous ass...


    2. Parece que a foto (IwoJima ??) foi encenada, o exército americano tinha excelentes fotógrafos e cineastas atrelados, e lots of stuff para impressionar o people back home, fazia parte do 'esforço de guerra'.


    3. e 4. são reais: oficial do exército do Vietname do Sul executando um prisioneiro do Vietcong no meio da rua (esqueceu-se que havia um fotógrafo por perto, o tanso... agora ou está morto, ou exilado)

    e Jack Ruby matando Lee Oswald, o alegado "single shooter" que matou John Kennedy em 1963 ou assim.


    A última parece-se com a cena do beijo na rua na altura da libertação, Paris, 1944 ou 45, não sei se é a mesma e/ou se também terá sido encenada. Assim de repente não me lembro do nome do fotógrafo daquela que me estou a referir, terá sido o Robert Doisneau ?


    Seja como fôr, uma excelente ideia, João !
    :-))

    :-?

    ResponderExcluir
  5. Q., o "teu"alentejano tem toda a razão.

    Aquilo foi tudo encenado em Roswell, ou na Area 51, ou se calhar mesmo em São João do Estoril...

    :-)

    ResponderExcluir
  6. Uma pistola apontada, um assasinio a sangue frio, a violencia totalmente condenável, algo que me impressionou e impressiona.
    Tornando leve o comentário...talvez não impressionasse outros...se fosse um capitalista o atingido, essa corja que cria a riqueza que nos alimenta.

    ResponderExcluir
  7. eu é mais beijos do que tiros.

    ResponderExcluir
  8. Seja um beijo pós-guerra ou de maio de 68 é sempre um beijo!
    Chega de guerras e tiros! Ir à Lua é giro, mas temos primeiro que chegar a outros sítios, África, por exemplo! Não dar esmolas, mas ajudar a (re)construir culturas.

    ResponderExcluir
  9. Que conjunto de fotos e comentários tão díspares :(((
    No entanto gostei de saber que uma Senhora/o não gosta dos capitalistas.Eu gosto.Aqui na Lapa há muitos e claro que o Senhor Zé Manel está brincando certamente quando se lhes refere como corja. Não gosto desta palavra.E quero Paz e Amor, muitoooo:))
    Beijos, um só na face.
    É assim entre nós, tudo começou em Cascais e Estoril, agora é geral.Tenho horror a dois beijos.

    ResponderExcluir
  10. A Nini é mais do que aquilo que parece... bem vinda !!

    Para mim não há grandes mistérios sobre Lxª, eu nasci na Estrela (Hospital Militar Principal), e vivi na Madragoa anos a fio, no total penso que 4 ou 5, em "teen" e depois em adulto -- o meu Pai estava em serviço em África, a minha Mãe foi ter com ele, e nós os 3 miúdos fomos distribuídos pelas casas dos tios, foi assim que comecei a conhecer e a amar aquilo... -- e depois um tempito em frente à Basílica, a Lapa fica entalada no meio, uma das minhas primas tinha uma casa em S. Domingos à Lapa, e já adulto trabalhei na Buenos Aires em frente ao palácio duns Pessanhas (?), cruzava a Infante Santo para ir àquela charcutaria interessante [Brasília (?)], ia tomar o pequeno-almoço à Cristal (pastéis-de-nata divinais...), não há rua ou viela por aí que se me escape...

    Não havia era lugar onde deixar o raio do carro, se calhar continua a não haver.


    Essa parte da cidade é a MINHA parte da cidade, e sem lá viver hoje em dia --- Lisboa está um pequeno inferno... --- conheço-a como as minhas mãos, de cabo a rabo, calcorreei tudo aquilo, a pé e de outras maneiras.

    Como deve calcular, amo a cidade, e tenho saudades dela, e do que ela era...

    Tenho um "pied-à-terre" na Ajuda (ainda a ocidente, best part of town me thinks) mas Deus me livre de ir para lá morar, estou melhor onde estou.


    Cascais e Estoril também não são um mistério para mim, o meu avô largou a casa da Alexandre Herculano (que era alugada...) e comprou uma no Monte Estoril, onde vivemos todos quando éramos miúdos.


    Havia uma velhota por ali, que fazia a 'roupa interior' da minha avó Rosa, e que tinha um dito:

    "Cascais: nobreza, Monte Estoril: riqueza, Estoril: Grandella, São João: meia tigela..."

    Mas isto deve estar profundamente desactualizado...



    Também tenho horror a 2 beijos... e acho 'corja' um insulto aparvalhado


    Saúde !!
    :-)

    ResponderExcluir
  11. Aparte a da execução, nenhuma outra me causa impacto e nenhuma delas me recorda nada.

    Mas essa (como outras que fixam para a eternidade o momento da morte) confronta-nos com o nosso pior lado enquanto espécie e, simultaneamente, com a nossa mortalidade. E por isso esta foto sempre me impressionou.

    E concordo com a MTH... Quantas as vezes o nosso pior lado se mostra em circunstâncias provocadas pela ganância de outros? Por "interesses maiores"?

    Quando se fala em crise, falamos em crise de valores sociais, mas estamos sobretudo perante uma crise económica. Provocada por um sistema capitalista em ruptura. E isto não é política. É economia e sociologia. E não sou eu que digo. São os senhores que estudam estas coisas...

    ResponderExcluir
  12. Para mim uma fotografia, talvez a menos importante de todas as mostradas, mas que sempre me causou, e continua a causar, perplexidade, é a do jack Ruby a assassinar, perante o espanto teatral mas imobilizado, do gigantesco polícia federal,um Lee Oswaldo com a cara desfeita por "interrogatórios" sucessivos.

    O que esteve por trás deste "queimar de arquivos"?Quem os verdadeiros mandatários, primeiro do assassinato em Dallas, do Presidente, depois do seu pretenso assassino e, por fim, deste?

    Não sou adepta de Teorias da Conspiração, mas que las hay, las hay...

    ResponderExcluir
  13. Éssa "coisa", PG, vai-se saber um dia... para aí quando nós estivermos todos "mortos e enterrados".
    :-)

    ResponderExcluir