quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Oscar Niemeyer

Com o centenário e talentoso arquitecto brasileiro Oscar Niemeyer, começa no"Galo"a rubrica O Grande Arquitecto,que irá reunir palavras e imagens dos principais criadores nesta área.






" De um traço nasce a arquitectura. E quando ele é bonito e cria surpresa, ela pode atingir, sendo bem conduzida, o nível superior de uma obra de arte."





















"Não é o angulo reto que me atrai.
Nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem.
O que me atrai é a linha curva e sensual.
A curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos rios, nas ondas do mar, nas nuvens do céu, no corpo da mulher preferida.
De curvas é feito o Universo. O Universo curvo de Einstein. "




















"Nunca me calei. Nunca escondi minha posição de comunista.
Os mais compreesíveis que me convocam como arquitecto sabem da minha posição ideológica.
Pensam que sou um equivocado e eu penso a mesma coisa deles.
Não permito que ideologia nenhuma interfira em minhas amizades."














" ...Sou realista e sei muito bem
como as coisas são precárias e ilusórias
diante do tempo
que tudo vai diluir e esquecer."



Oscar Niemeyer


Nenhum comentário:

Postar um comentário