domingo, 26 de outubro de 2008

Starbucks chega a Portugal


Agora que a primeira Starbucks abriu, no Centro Comercial Alegro em Alfragide, e outras se anunciam para breve, aqui ficam algumas curiosidades acerca desta Marca.
A Starbucks é a maior rede de cafetarias do Mundo, tendo inaugurado em 2007, uma média diária de sete novas unidades.
O número total são 15 000 lojas, embora no decorrer do último ano, muitas centenas tenham sido encerradas, em certos mercados, onde o conceito não teve a aceitação esperada.
O número de empregados é superior a 170 000 e o facturamento de quase 9,5 biliões de dólares. O início do fenómeno começou em 1971, numa associação entre um escritor e dois professores que, quinze anos depois, acabariam por vender a rede a Howard Schultz que, rapidamente, incrementou a sua expansão.
O nome Starbucks foi inspirado no personagem StarBuck do livro Moby Dick.
Em 1996, foi aberta a primeira Starbucks fora dos EUA, em Tóquio.
Dois anos depois, a entrada no Reino Unido deu-se com a compra das 60 lojas da Seattle Coffee Company, que foram rebaptizadas Starbucks.
Actualmente, existem mais Starbucks em Londres do que em Manhattan.
O logotipo da marca representa uma sereia com duas caudas, que tem vindo a ser estilizada com o decorrer dos anos, tendo sofrido já várias transformações.
Os empregados Starbucks que usam avental preto são aqueles que fizeram o curso Coffee Master.
Nenhum funcionário pode utilizar um perfume forte, para este não chocar com o dos cafés.
As Starbucks consideram-se um terceiro lugar, imediatamente a seguir à casa e ao local de trabalho, daí o investimento nos sofás acolhedores e no ambiente confortável de cada loja.
Os tamanhos das bebidas podem ser tall, grande e venti.
Os pedidos são feitos pela seguinte ordem - Quente/Frio, Descafeinado, Tamanho,Sabor, Leite, Bebida.



Portanto prepare-se para na sua próxima, ou primeira, visita a uma Starbucks, ouvir o empregado gritar:

"Quente,descafeinado, grande,baunilha,
desnatado,com chantilly, latte".

E para terminar, aqui fica uma blasfémia.
In my opinion, as Starbucks são para pessoas, como eu, que gostam de chocolate, caramelo, galão, mas não morrem de amores pelos cafés expresso.

Para os restantes, a grande maioria, aconselho a que continuem a pedir a bica no velho café da esquina.

Melhor...e muito mais barato.

2 comentários:

  1. Tens razão, a Starbucks não é para quem gosta da tradicional bica, mas sim, para quem aprecia grandes chávenas de sucedâneos de café e achocolatados.
    Mas o que é certo é que os Portugueses aderiram em força e a primeira loja está sempre cheia e com fila até à porta. Eu vou continuar a tomar a bica na tasquinha do lado.

    ResponderExcluir
  2. Por enquanto é novidade e muitas das pessoas que conhecem a marca "lá de fora", ou só de nome, devem achar que é cosmopolita ir ao Starbucks ( mesmo sendo em Alfragide).
    Eu estou-me a guardar para a abertura da primeira loja de rua porque como já disse não bebo bicas mas gosto bastante das versões longas e caramelizadas.

    ResponderExcluir