terça-feira, 28 de outubro de 2008

Jack Kerouac, símbolo da Geração Beat

De seu nome de nascimento, Jean-Louis Kerouac, franco-americano de Massachusetts, Jack Kerouac viria a escrever a sua obra-prima On the Road, em apenas três semanas, tornando-a a Bíblia dos Beatniks.
Lutando contra o American Way of Life, estes defendiam a busca de uma vida com acção e liberdade de pensar, em contraste com a sociedade morna em que viviam os seus pais e muitos dos elementos da sua idade.
A amizade de Kerouac com o escritor William Burroughs e com o poeta Allen Ginsberg, que juntamente com ele se tornariam os três nomes mais importante da Geração Beat, pô-lo-ia em contacto com as obras de Kafka, Céline, Spengler ou Wilhelm Reich, que muito viriam a influenciar a sua escrita.
Também Neal Cassidy, o principal companheiro das frequentes e prolongadas viagens que fez, teria uma importância nos seus livros, principalmente no On the Road, onde o protagonista é inspirado nele.
"Sempre considerei que escrever fosse o meu dever na Terra" afirmou o tímido Jack Kerouac que, sob a capa de um marginal, duro e revoltado, era uma pessoa extremamente sensível com dificuldade em lidar com a fama que lhe adveio, depois de durante sete anos ver recusada a publicação do seu livro, aquando da edição do mesmo.
Tendo, durante sete anos percorrido a célebre Estrada 66, e escrito outras obras como O subterrâneo,Desolate Angels ou The Town and the City, Kerouac viria a tornar-se budista e a viver longos períodos de isolamento e meditação.
"Jesus era um estranho vagabundo que caminhava sobre a água" é mais uma frase sua, com que terminamos este pequeno apontamento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário