segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O Tio Patinhas

Durante anos, sempre que manifestava o meu interesse por Banda Desenhada, o comentário mais habitual que ouvia era "Ah, gostas de ler Os Patinhas?!?". Isto, enquanto me passavam um atestado imediato de menoridade intelectual e me mediam de alto a baixo, com ar depreciativo.



Realmente, terei lido alguns Almanaques do Patinhas( como o Carlos Tê diz na canção)
quando tinha seis ou sete anos,
mas, para muitos,
BD ainda é só
Patinhas, Asterix, Tintin
e pouco mais.







De qualquer modo, como sou bom desportista (...e modesto, como podem comprovar!) aqui fica, no"Galo", uma pequena referência a este patriarca, natural de Patópolis, com um sobrinho célebre, Donald, três sobrinhos-netos, Huguinho, Zézinho e Luisinho e muito dinheiro guardado na sua, sui generis, caixa-forte.






Uncle Scroogle, Patinhas McPato ou Tio Patinhas foi criado por Carl Barks, um desenhador da Disney Productions,em 1947, e é um homem de negócios, caçador de tesouros, de temperamento explosivo e moral, digamos, elástica.




Pelo meio das suas aventuras para além dos diversos sobrinhos de que já falámos, aparece com menos frequência Gastão, o Sortudo,
a apatetada Margarida (não é piada, Guidinha!) ou Daisy, o Professol Pardal e as suas mirabolantes invenções e last but not least, os desajeitados Irmãos Metralhas, que nunca conseguem o seu fito máximo - assaltar a caixa-forte do Tio Patinhas, e roubar-lhe a fortuna.








E você, também " ...gosta dos Patinhas?".

Nenhum comentário:

Postar um comentário