Se os coloquei aqui, foi mais como um conjunto geral que, desde os meus 20 anos, me tem acompanhado nas diversas fases, latitudes e circunstâncias da minha vida.
Contudo, tal não significa que não tenha sentido prazer ao ver muitos dos filmes do Agente 007 ( o 00 significa ordem para matar), o 7º na hierarquia do MI5 britânico.
Criado em 1953, por Ian Fleming, que escreveu doze aventuras originais, James Bond alcançaria um êxito estrondoso desde Dr.No, o seu primeiro filme, a que se seguiram mais vinte, com protagonistas variados.
Sean Connery é, talvez, o que recolhe a preferência da maioria dos fãs, a minha por exemplo, enquanto que Georges Lazenby( que estrelou o único Bond filmado em Portugal, onde casa e fica viúvo, de Diana Rigg) e Thimoty Dalton, são geralmente considerados os mais fracos.
A seguir ao escocês Sean ( lê-se Xôn), com a sua voz grave e máscula ironia, penso que o melhor intérprete terá sido o elegante Pierce Brosnan, pese embora o número elevado de admiradoras que Roger Moore recolhia.
O recente Daniel Craig optou por uma versão, mais musculada e menos subtil e irónica, para seguir as tendências do momento.
As razões de um sucesso são, muitas vezes, difíceis de definir mas, neste caso, parece que a mistura de paisagens exóticas, com brinquedos de alta tecnologia, vilões tenebrosos, sedutoras mulheres e muita acção, fazem um cocktail vencedor.
Os maus da história são variados e para todos os gostos, desde o anão Nick Nack ao gigantesco Jaws, passando por Goldfinger, os diversos chefes da SPECTRE, Scaramang e o seu sinal de nascença, sem esquecer o primeiro de todos, o tenebroso Dr.No.
Os gadgets de alta sofisticação que o irrascível Q tinha sempre o cuidado de arranjar a Bond, englobaram o Lotus Esprit submergível, Aston Martin DB5 profundamente armadilhados, Little Nellie um mini-helicóptero desmontável e, até , um Jipe Lunar criado pela NASA.
A lista das belas e irresistíveis(... mas que resistiam pouco!) Bond Girls tem entre as suas componentes mulheres de todas as etnias, nacionalidades e grau de notoriedade.
As mais conhecidas foram Ursula Andress, Honor Blackman, Claudine Auger, Diana Rigg, Jill St.John, Britt Ekland, Barbara Bach( que viria a casar com Ringo Starr e a abandonar o Cinema), Kim Basinger, Sophie Marceau , Halle Berry e Eva Green.
As canções-título dos diversos filmes da série 007 , têm contado, igualmente, com alguns dos mais fortes nomes da indústria fonográfica como Shirley Bassey, Carly Simon, Tina Turner, Paul McCartney ou Madonna.
Por isso, a próxima vez que ouvir"- My name is Bond...James Bond!" recoste-se na poltrona, de casa ou do cinema, e passe alguns momentos bem dispostos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário