domingo, 26 de outubro de 2008

My name is Bond...James Bond

É óbvio que nenhum dos filmes do Agente de Sua Majestade, faz parte dos Filmes da Minha Vida( para falar com toda a franqueza, até baralho os argumentos, os vilões e as Bond Girls, já que todos se parecem, uns com os outros, salvo num ou noutro pormenor).
Se os coloquei aqui, foi mais como um conjunto geral que, desde os meus 20 anos, me tem acompanhado nas diversas fases, latitudes e circunstâncias da minha vida.

Contudo, tal não significa que não tenha sentido prazer ao ver muitos dos filmes do Agente 007 ( o 00 significa ordem para matar), o 7º na hierarquia do MI5 britânico.
Criado em 1953, por Ian Fleming, que escreveu doze aventuras originais, James Bond alcançaria um êxito estrondoso desde Dr.No, o seu primeiro filme, a que se seguiram mais vinte, com protagonistas variados.
Sean Connery é, talvez, o que recolhe a preferência da maioria dos fãs, a minha por exemplo, enquanto que Georges Lazenby( que estrelou o único Bond filmado em Portugal, onde casa e fica viúvo, de Diana Rigg) e Thimoty Dalton, são geralmente considerados os mais fracos.
A seguir ao escocês Sean ( lê-se Xôn), com a sua voz grave e máscula ironia, penso que o melhor intérprete terá sido o elegante Pierce Brosnan, pese embora o número elevado de admiradoras que Roger Moore recolhia.
O recente Daniel Craig optou por uma versão, mais musculada e menos subtil e irónica, para seguir as tendências do momento.





















As razões de um sucesso são, muitas vezes, difíceis de definir mas, neste caso, parece que a mistura de paisagens exóticas, com brinquedos de alta tecnologia, vilões tenebrosos, sedutoras mulheres e muita acção, fazem um cocktail vencedor.














































Os maus da história são variados e para todos os gostos, desde o anão Nick Nack ao gigantesco Jaws, passando por Goldfinger, os diversos chefes da SPECTRE, Scaramang e o seu sinal de nascença, sem esquecer o primeiro de todos, o tenebroso Dr.No.
















Os gadgets de alta sofisticação que o irrascível Q tinha sempre o cuidado de arranjar a Bond, englobaram o Lotus Esprit submergível, Aston Martin DB5 profundamente armadilhados, Little Nellie um mini-helicóptero desmontável e, até , um Jipe Lunar criado pela NASA.

























A lista das belas e irresistíveis(... mas que resistiam pouco!) Bond Girls tem entre as suas componentes mulheres de todas as etnias, nacionalidades e grau de notoriedade.
As mais conhecidas foram Ursula Andress, Honor Blackman, Claudine Auger, Diana Rigg, Jill St.John, Britt Ekland, Barbara Bach( que viria a casar com Ringo Starr e a abandonar o Cinema), Kim Basinger, Sophie Marceau , Halle Berry e Eva Green.




As canções-título dos diversos filmes da série 007 , têm contado, igualmente, com alguns dos mais fortes nomes da indústria fonográfica como Shirley Bassey, Carly Simon, Tina Turner, Paul McCartney ou Madonna.
Por isso, a próxima vez que ouvir"- My name is Bond...James Bond!" recoste-se na poltrona, de casa ou do cinema, e passe alguns momentos bem dispostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário