sexta-feira, 31 de outubro de 2008

A Guerra dos Mundos

Faz hoje precisamente 70 anos, às oito horas da noite de 30 de Outubro de 1938,"Dia das Bruxas", Orson Welles começou a transmitir uma dramatização radiofónica de A Guerra dos Mundos , de H.G.Wells.
Embora, inicialmente, os ouvintes tivessem sido avisados de que se tratava de uma peça de ficção, a pretensa invasão da Terra por seres extraterrestres e o aniquilamento das tropas que tinham tentado resistir, provocou um pânico imenso entre a população, que fugiu para as ruas, escondeu-se em celeiros, cobriu-se com panos molhados po causa do gás negro que os invasores estavam, pretensamenmte , a lançar, entre outras manifestações de um histerismo generalizado .
O programa, que duraria apenas sessenta minutos, era uma montagem perfeita de gritos, tiros, explosões e até fictícios apelos do Governo à População pedindo calma, o que, claro está, tinha o efeito precisamente contrário...
Ninguém associou a transmissão ao facto de ser Halloween e tudo não passar, afinal, de uma brincadeira do genial Welles, que mais tarde viria a realizar, aquele que é por muitos considerado o melhor filme de sempre, Citizen Kane ,"O Mundo a seus pés".









Muitos anos depois, já na década de 80, Matos Maia, na Rádio Comercial faria uma experiência semelhante, com técnicos e locutores portugueses e com um resultado, se não tão intenso, igualmente causador de pânico e grande aflição entre os radiouvintes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário