quarta-feira, 15 de outubro de 2008

A Marca Amarela - Edgar P. Jacobs























































O Cavaleiro Andante era uma revista de Histórias aos Quadradinhos ,como então se dizia, que saía ao Sábado e todos nós miúdos do Liceu, no meu caso do Camões, lá íamos para as aulas que havia da parte da manhã, com a publicação debaixo do braço. A revista começara a sair em 1952, com capa e várias histórias de Fernando Bento, funcionário da BP, e tinha-nos dado também a conhecer O Templo do Sol do Tintin, o Tarzan de Edgar Rice Burroughs à mistura com aventuras de viagens, capa e espada, índios e cowboys, e por aí fora...
Mas só três anos depois, a 1 de Janeiro de 1955, comigo já no 1º ano do Camões, é que apareceria A Marca Amarela de Edgar P. Jacobs, com um desenho, um rigor no guarda roupa e ambientes, a anos luz de tudo o que conheceramos até então.
Claro está que, na altura, não ligaríamos muito a estes pormenores, porque o que nos prendia realmente, e nos fazia estar à porta da Tabacaria do Sr.Fidalgo antes de avançarmos para as aulas que começavam às 8h30, era o suspense que nos deixava em pulgas de uma semana para a outra. Era a existência de maus , o Coronel Orlik, o Dr.Septimus, com tanto peso como os
bonzinhos Mortimer e capitão Blake e, finalmente, a marca amarela, propriamente dita, que aparecia escrita em muitos locais londrinos , magnificamente desenhados por Jacobs.
Todos nós, os meus colegas e eu, tinhamos nos bolsos dos sobretudos escuros, que eram quase uma farda, pedaços de giz amarelo com que desenhavamos, nas costas do desgraçado que estivesse à nossa frente, a fatídica Marca.
Edgard P. Jacobs chegou tarde à banda Desenhada, depois de ter sido cantor barítono, decorador e cenógrafo, começando por apoiar Hergé, no argumento e desenho de muitos dos albuns deste, e só depois lançando o seu alter ego Professor Mortimer and friend.
Muitos foram os albuns editados ( O Segredo do Espadão,O Mistério da Grande Pirâmide, O Enigma da Atlântida, O caso do Colar, para falar dos mais importantes ) mas, no meu coração, ficou sempre um lugar especial para A Marca Amarela.
...Sabem onde é que eu posso ir comprar um pedaço de giz amarelo ???

Nenhum comentário:

Postar um comentário