domingo, 12 de outubro de 2008

Enki Bilal - O Artista Sombrio








































Enki Bilal talvez seja, até à data, o único profissional de Banda Desenhada que conseguiu fazer a ponte com outras formas de Arte , ditas sérias, como a Pintura, o Cinema, a Literatura e até a Ópera, tendo para esta última desenhado cenários e guarda roupas.
Bilal nasceu em Belgrado, na Sérvia, antiga Jugoslávia, tendo aos 9 anos passado
a viver em Paris, onde, tempos depois, em colaboração com Pierre Christin, se iniciaria no mundo da BD, criando histórias de grande beleza plástica, coloridas em tons neutros cortados aqui e ali por vermelhos sangrentos e, muitas vezes, com cenários de Ficção Científica que a mim, pessoalmente, fazem lembrar as ambiências do Blade Runner , de Ridley Scott.
Em 1989, Enki Bilal viria a realizar a sua primeira longa metragem "Bunker Palace Hotel",com
Jean Louis Trintignant e Carole Bouquet, nos principais papéis.
"Tykho Moon" seria a sua segunda experiência na 7a Arte, em 1997, mas entretanto a sua produção de Banda Desenhada já lhe garantira um lugar destacado neste meio, o que viria a ser reconhecido com a entrega do Grand Prix de Bande Dessinée de Angoulême.
Sombria e neurasténica, angustiada e sem grandes esperanças, é a sua obra, sem que isto diminua o seu valor, criatividade e originalidade que transformam qualquer leitor num seguidor
fanático.

2 comentários:

  1. Devo confessar que não conhecia este autor (aliás, de BD conheço quase 0...)mas desperta-me a curiosidade!

    ResponderExcluir
  2. Hello to every single one, it's really a good for me to visit this web page, it includes important Information.

    Visit my web blog: cellulite treatment

    ResponderExcluir