terça-feira, 28 de outubro de 2008

Postais de Luanda 1


"Da janela do gabinete onde tenho o meu posto de trabalho (que ainda partilho com outros; o meu escritório só estará pronto em Janeiro (espero!)) tenho uma vista bastante abrangente da cidade de Luanda. É um 13º andar, a janela está virada a norte.
Consigo ver uma boa parte da baía e da avenida marginal, e também grande parte da cidade alta até ao antigo liceu Salvador Correia.
Mas do que vos quero falar é do que vejo no prédio mesmo ao lado. Quase ao mesmo nível, deve ser também o equivalente a um 13º andar, existe um anexo onde vive um rapaz que não deve ter mais de 25 anos, com uma perna amputada.
Vejo-o todos os dias, praticamente a todas as horas. Ele vive no último vão das escadas de serviço do prédio e passa o tempo ao ar livre num patamar exterior, saltitando de um lado para o outro, pois não deve ter sequer uma prótese.
Estou aqui há mais de um mês e imagino que nunca terá descido à rua, de vez em quando vejo uma mulher, não todos os dias, provavelmente vem trazer-lhe comida. Vejo a roupa a secar e um bidon que deve ter água.
Este prédio é um dos muitos ainda construídos no tempo colonial e que estão ocupados, mas sem o mínimo de infraestruturas a funcionar, completamente degradados. E há bastantes prédios assim na cidade. Este tem os anúncios da publicidade de há 40 anos (Hanomag era uma marca de camiões que já não existe), os elevadores há muito deixaram de funcionar.
Logo a seguir pode-se ver o novo edifício da Sonangol, não fica atrás de nenhum edifício de escritórios da Europa, com 5 andares de estacionamento e que tem no topo uma cúpula com animação multimédia à noite!
São os contrastes que se encontram a cada esquina!"
Enviado por Pirulito 142 ( Our man in Angola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário