quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Hugo Pratt


Talvez não haja outro exemplo na Banda Desenhada( se exceptuarmos o caso de Giovanna Casotto que se utiliza como modelo para as suas Histórias Eróticas) em que Personagem e Criador se confudam tanto como a parelha Hugo Pratt/Corto Maltese.










Essa situação tem sido explorada e realçada pela utilização de muitas montagens gráficas em que os dois aparecem juntos.











Hugo Pratt nasceu em Rimini, Itália e, pouco depois, partiu com os pais para a Etiópia onde, anos depois, viria a lutar
pela liberdade deste País.

Preso, durante a 2ªGuerra Mundial pelos nazis, conseguiria fugir e juntar-se aos Aliados,
para quem trabalhou como tradutor.












Viveu, depois, na Argentina e Brasil, durante quase quinze anos, criando alguns personagens secundários e histórias em que Corto Maltese já aparecia, mas em papéis subalternos...











Só com o seu regresso definitivo a Itália, retomaria o seu herói dando-lhe o destaque merecido e tornado-se uma lenda viva na Banda Desenhada mundial.






Corto Maltese é um marinheiro mercante que percorre os Mares do Mundo, e não só, no ínício do século XX.
Pacífico Sul, Veneza, América do Sul e Sibéria são algumas das exóticas paragens onde conhece belas e misteriosas mulheres e vive as mais variadas aventuras .













No decorrer destas, cruza-se com personalidades reais, como o escritor Jack London, o piloto alemão Barão Vermelho, o foragido Butch Cassidy ou Rasputine, o monge siberiano.



Também o seu criador, Hugo Pratt, se tornou personagem de Banda Desenhada, em várias obras do seu amigo Milo Manara, para quem viria a escrever o argumento de El Gaúcho.


Hugo Pratt morreu na Suiça, mas Corto, de velas enfunadas continua a viajar pelo mundo da Fantasia, Aventura e Liberdade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário