sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Andy Warhol - Pop Art Ícon

Como quase todos os grandes artistas, Andy Warhol provoca posições extremadas entre os seus admiradores, que o consideram o expoente máximo da Cultura Pop, e os seus detractores, que acham que Andy era apenas um excelente gráfico, com jeito para o Marketing, as Relações Públicas e um especialista em seguir as Modas e Pessoas, do momento.


Robert Hughes,
crítico de Arte do Times afirma, mesmo:
"- Warhol foi uma das pessoas mais aborrecidas que eu conheci, porque não tinha nada para dizer. A sua obra também não me diz muito, embora tenha produzido algumas coisas importantes no início dos Anos 60.
Mas, no geral, não tenho dúvidas de que é a reputação mais ridicularmente, sobrestimada do sec.XX."




De qualquer maneira, valha isso o que valer, a sua Obra é das mais reconhecidas mundialmente, distribuida massivamente
( em t-shirts, calendários, papelaria, posters, peças de vestuário, serigrafias, etc), e as suas retrospectivas são sempre vistas por milhares de visitantes.








Eu, pessoalmente,gosto do seu colorido violento, das cores planas, da repetição de elementos, da ideia, aparentemente simples, da utilização de produtos e pessoas ao quotidiano de todos nós.







Marylin Monroe,
Mao Tse Tung,
Elvis Presley,
Jacqueline Kennedy,
Mick Jagger,
Liz taylor,
Lisa Minelli,
Che Guevara,
foram apenas algumas das figuras que tiveram a honra de ser retratados por este genial inventor de imagens.










Andy Warhol nasceu na Pênsilvania, Estados Unidos, e depois de concluídos os seus estudos de Design mudou-se para New York.
Aí ,viria a trabalhar em Publicidade e Vitrinismo , para além de fazer ilustrações para a Vogue,Harper's Bazaar e The New Yorker.




São dessa época os primeiros prémios
que recebe do
Art Director's Club
e do The American Institute
of Graphic Arts.





A sua primeira Exposição Individual, com 15 desenhos baseados na obra de Truman Capote, teve um êxito assinalável, vindo a ser mostrda no MOMA, Museu de Arte Moderna de New York.




Warhol viria a morrer de uma simples, e aparentemente bem sucedida, operação á vesícula, vindo a tornar-se um ícon da Pop Art.
























































Nenhum comentário:

Postar um comentário