sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Jeremy Irons, o Gentleman Angustiado

Penso que uma geração inteira terá descoberto Jeremy Irons na série de Televisão e de culto, Reviver o Passado em Brideshead, onde muitas das características que o iriam definir no futuro começaram a ser delineadas.

Frágil, angustiado, aristocrata, sensível, perturbado, ambíguo, impenetrável, elegante, distante, são alguns
dos adjectivos possíveis
para descrever
uma das personalidades
mais fascinantes
do Cinema actual.


















Com uma carreira muito heterodoxa em que os blockbusters tipo Die Hard, ou O Homem da Máscara de Ferro se misturam com o Damage de Louis Malle, ou o celebrado M.Butterfly, Jeremy Irons transmite a todos os seus papéis, dos mais populares aos mais eruditos, uma qualidade ímpar que o tornam querido do público e da crítica.
















































Alguns dos seus êxitos foram A Amante do Tenente Francês, com Meryl Streep, A Missão com Robert DeNiro, A Casa dos Espíritos filmado em Portugal, com Glenn Close, Meryl Streep, Winona Ryder e Antonio Banderas, Lolita em que tem um desempenho sensacional como Humbert Humbert ou Stealing Beauty de Bernardo Bertolucci.








Vencedor de um Globo de Ouro e de um Emmy, para além de um César de Honra, Jeremy Irons ganhou ainda um Óscar da Academia como Melhor Actor pelo seu papel em Reversal Fortune, ao lado de Glenn Close.









Jeremy Irons que nasceu na Ilha de Wight em 1948, casou pela primeira vez com a actriz Julie Hallam e em 1969 com a também actriz, Sinead Cusack.
Tem dois filhos, Samuel e Maximillian.


Este post é dedicado à Maggy,
apaixonada por homens bonitos, esguios,
inteligentes, com sentido de humor,
melancólicos, sombrios, com fragilidade q.b.
e algum toque irreverente
de marginalidade controlada.
Esta é a leitura do"Galo" o que não quer dizer que se aproxime da realidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário