domingo, 7 de dezembro de 2008

O Comandante da Galera Grega...

Ao ler a Visão, descobri que acabara de morrer
Joaquim Figueiredo Magalhães.
Um nome que não me dizia nada, salvo o apelido
que me recordava outras pessoas.
Fui descendo os olhos... casado com Rosa Lobato Faria
... 92 anos de idade. Fundador da Ulisseia...
E frente aos olhos, surgiram-me as capas do
Quarteto de Alexandria do Durrel, a Fiesta do Hemingway,
os primeiros livros do Céline, do Maugham.
Forma e conteúdo.
Capas e grafismo moderno para muitos autores interditos
no cinzento país da época.
Lembrei-me ainda do Almanaque.
Números soberbos que, ainda hoje, folheio com prazer.
À Ulisseia, e ao seu fundador, devo muito do amor
que tenho à palavra impressa,
aos livros, também, como objectos.
E nem sequer sabia o seu nome...
O meu obrigado, Joaquim Figueiredo Magalhães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário