terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Spielberg, o Extraterrestre

Oriundo de uma família judia de Cincinnati, embora tendo crescido em Phoenix, Steven Spielberg sofreu na pele muitas das brincadeiras anti-semitas, que, provavelmente, lhe incutiram o desejo de divulgar todos os horrores da 2ª Guerra Mundial.
Mau aluno, Spielberg não conseguiu entrar no Curso de Cinema da Universidade da California, tendo optado por estudar Literatura Inglesa, noutro estabelecimento de ensino.
Com 23 anos realizou a sua primeira curta metragem, Amblin, que viria a ser premiada no Festival de Veneza.
Mas seria com Tubarão, seis anos depois, que se iniciaria uma série estonteante de sucessos, megasucessos e blockbusters, que o tornariam um dos realizadores mais queridos do público e da crítica e uma das 3 maiores fortunas de Hollywood.









E.T.- O Extraterrestre, Os Salteadores da Arca Perdida e todos os outros da série, os vários Parque Jurássico,O Resgate do Soldado Ryan, Encontros Imediatos do 3ºGrau, A Cor Púrpura, A.I.- Inteligência Artificial. Guerra dos Mundos ou Agarra-me se fores capaz, mostram bem o talento do Realizador, o tino comercial do Empresário e a diversidade de estilos que só um Artista/Realizador/ Empresário como Steven Spielberg poderia abordar, do modo como ele o fez.

















Também como Produtor de obras, realizadas por outros, Spielberg alcançou grande sucesso,
veja-se o caso de Gremlins,
da trilogia Regresso ao Futuro
ou dos Man in Black.
Apenas dois fracassos ensonbram a sua carreira.
1941, uma comédia insólita mas que eu gostei de ver e Além da Eternidade , foram dois flops, que em nada diminuem a globalidade da sua extensa obra.

Casado coma a actriz Kate Capshaw, Spielberg tem seis filhos, um deles do seu primeiro casamento com a também actriz Amy Irving.
Vencedor dos Óscares de Melhor Realizador em 1993 e 1998, com a Lista de Schindler e o Resgate do Soldado Ryan recebeu ainda o de Melhor Filme, com a primeira destas películas, para além de ter sido nomeado outras oito vezes.















Terminando com uma curiosidade, Steven Spielberg é dono do trenó Rosebud, que aparece no último plano do Citizen Kane, de Orson Welles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário