sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Picasso, um dos grandes Génios da Pintura

Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno Maria de los Remedios Cipriano de la Santíssima Trinidad Martyr Patrício Clito Ruiz y Picasso, tinha um nome quase tão comprido quanto a sua extensa obra, como Pintor, Escultor, Ceramista ou Gravador.

Espanhol, nascido em Málaga, Pablo Picasso é, de modo incontestado, um dos mais famosos, versáteis, talentosos e reconhecidos Artistas do século XX.
Acerca do seu nascimento, correm várias lendas, incentivadas pelo próprio, sendo a mais comum a de que Picasso nasceu morto, tendo o médico que assistia ao parto, soprado o fumo de um charuto para a sua cara, o que o trouxe à vida(?).
Os seus trabalhos de infância, que viveu em Málaga, são sobre touradas, sendo a sua obra mais antiga O Toureiro, criada quando tinha 8 anos de idade.Vive depois, alguns anos, na Coruña.
Aos 14 anos,mudou-se com os pais para Barcelona, onde faz com grande sucesso prova de admissão à Escola de Arte La Lonja.
Dois anos depois parte para Madrid, inscrevendo-se na mais conceituada Academia de Arte espanhola, a Real Academia de Belas-Artes de São Fernando.


Depois do término dos estudos, Picasso instala-se em Paris, onde passa um período de extrema pobreza e inicia aquele que é conhecido como o Período Azul, onde o Artista pinta a solidão, a tristeza e o abandono.
Acompanhando o início da sua paixão por Fernande Olivier, mudou a sua paleta de cores para o rosa e o vermelho, Período Rosa, tendo como modelos, artistas de circo, acrobatas, dançarinos e arlequins.























Já conhecido e consagrado, Picasso enamora-se de Olga Koklova, que engravida, originando uma série de quadros sobre Mães com os Filhos.



É nessa fase que diversifica as suas áreas de actuação criando na Gravura, águas-fortes, litogravuras e gravuras e, ainda, à Escultura, utilizando diferentes materiais e peças recicladas.
Também a Cerâmica mereceu a atenção e o génio do Mestre.










































Em 1943, conhece a pintora Françoise Gilot de quem tem dois filhos, Paloma e Claude, e esta é uma das suas mais fecundas épocas criativas, com o amadurecimento do Cubismo, talvez o seu período mais famoso e valorizado.









Os temas eróticos estiveram sempre presentes na Obra deste Homem, sensual e apaixonado pelas suas mulheres oficiais ou, mesmo, por meras relações passageiras.
Em muitos destes trabalhos, geralmente desenhos ou gravuras, surge a imagem
de um fauno, alter ego do Artista.






























O seu trabalho mais importante, a Guernica, retrata o bombardeio da cidade basca do mesmo nome, pelos aviões da Luftware de Hitler.
Dizem que durante a Segunda Guerra Mundial, em plena ocupação nazi de Paris, onde Picasso vivia, um oficial superior alemão, em visita do atelier do Pintor, perguntou-lhe, apontando o quadro:-Foi você que fez isto?
-Não. Foram vocês - foi a pronta resposta de Picasso.
O quadro, que como já aqui relatei, vi pela primeira vez no MoMa de New York, só depois da morte de Franco, seria autorizado, seguindo o desejo do artista, a ser transferido para Espanha.
















































































Na década de 4o, Picasso filiou-se de novo no Partido Comunista Francês ( já tinha sido comunista na juventude) mas as críticas ouvidas,
no Partido, à falta de realismo
dos seus retratos, esfriou-lhe
o entusiasmo e participação.
Continuaria, no entanto, filiado
até à sua morte em 1973,
com 91 anos de idade.












Não sei se como elogio ou ironia, diz-se que Picasso levou toda a sua Vida a saber pintar como uma Criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário