quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Willem de Kooning, o Expressionista Abstracto

Willem de Kooning, nasceu em Roterdão, na Holanda, e emigrou para os Estados Unidos com 29 anos de idade, tendo sido pintor de paredes, nos primeiros tempos.
Ao começar a relacionar-se com o meio artístico, De Kooning conheceu o pintor Arshile Gorky, que muito viria a influenciar o seu trabalho que, até aí, era convencional e académico.
Embora considerado, sem discussão, um dos grandes nomes do Expressionismo Abstracto, Willem de Kooning, nunca alcançou em Portugal a notoriedade que outros nomes, seus pares, como, por exemplo, Jackson Pollock, obtiveram.
Em 1938, De Kooning casou com a Pintora Elaine Marie Fried, mais tarde conhecida como Elaine de Kooning, também ela uma importante e influente Artista, embora com a sua carreira um pouco ofuscada pelo brilho da do marido.



































Rapidamente, os seus quadros alcançaram valores inimagináveis passando dos 3,6 milhões de dólares pagos por Pink Lady, pintado em 1944 e vendido em 1987, para uns astronómicos 20,5 milhões, valor pelo qual o quadro de 1955, Interchange, foi vendido em 1989.



























































Women, série pintada desde os anos 40,
causou grande polémica, em virtude
da distorção introduzida nos retratos
e um certo ar zombie dos modelos,
ter desagradado aos movimentos femininos,
então muito na moda.





















Atacado por Alzheimer, nos últimos anos da sua vida, Willem de Kooning continuou sempre a pintar, produzindo, nesse período, trabalhos que, para uns, demonstram bem a decadência a que a doença e uma vida de alcoolismo o reduziram e, para outros, abriram caminhos seguidos, depois, por muitos outros artistas contemporâneos.
"The attitude that Nature is chaotic
and that the artist puts order into it is
a very absurd point of view, I think.
All that we can hope for is to put
some order into ourselves"
Willem de Kooning

Nenhum comentário:

Postar um comentário