sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Salvador Dalí - Avida Dollars

Existem vários casos, em que o Homem e o Artista se sobrepõem, não deixando as características de um, analisar friamente os méritos do outro.
Talvez em nenhum outro caso, isso seja tão óbvio como no da Personalidade e Obra de Salvador Dalí.

Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí
i Domènech, 1º Marquês de Púbol,
é talvez o mais conhecido nome
do Surrealismo na Pintura, mas as suas posições como defensor do Franquismo, as suas denúncias de colegas como Luis Buñuel, levando este a ser despedido do Museu de Arte Moderna, para além de uma excentricidade obsessiva, fizeram com que muitos outros nomes importantes, como foi o caso de
André Breton, líder desse
movimento artístico,
o tentassem excluir
de todas as manifestações colectivas,
do mesmo.
Diz-se que o seu quadro mais conhecido, A Persistência da Memória ( também conhecido como Relógios Fundidos ou O Tempo Plasmando-se) foi inspirado por um pedaço de queijo Camambert a derreter-se.


Gala, de seu verdadeiro nome Elena Ivanovna Diakonova, foi a mulher da sua vida e musa inspiradora
de muitas obras.
Após a sua morte,
Dali remeter-se-ia
a uma vida de eremita, profundamente deprimido e sem vontade de viver.




Avida Dollars foi um anagrama criado, por André Breton, a partir do nome Salvador Dali,
para demonstrar a sua avidez por dinheiro, honrarias e notoriedade,
atitudes muito criticadas por colegas e analistas do trabalho de Dalí.
Durante a sua vida, o Artista pintou mais de 1500 quadros, dezenas de esculturas, cenários
e guarda roupa para o Teatro, litografias e ilustrou várias obras literárias, mas em simultâneo criou o logotipo Chupa Chups e participou num anuncio dos chocolates Lanvin, para a TV.


















Colaborações com Walt Disney, Alfred Hitchcock, Luis Buñuel,
apoios declarados a Franco e Ceausescu, incursões no mundo da Moda com Schaiparelli e Christian Dior, trabalhos nas áreas do Cubismo, Dadaísmo e Surrealismo e ligações juvenis ao comunismo e ao anarquismo, mostram bem todo o ecletismo, confusão ou variedade de interesses que acompanharam Salvador Dali desde que nasceu em Figueres, em 1904, vindo a morrer, após ter vivido em Madrid, Paris ou Nova Iorque, a poucos metros do local do nascimento, 85 anos depois.



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