quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

O Presente que eu quero este Natal

Este Natal várias amigas minhas não estão bem...

A primeira está doente.
A ultrapassar a doença, com toda a força e determinação,
que todos lhe reconhecemos.
Mantendo o fino humor, a delicadeza dos afectos,
o cuidado com as amizades.
Mas não deixa de estar doente, confinada a casa
( ontem lá se aventurou até ao café do bairro),
apoiada por uma Mãe magnífica, pelos Filhos,
e por Amigos de origens variadas, de estatutos diversos,
unidos por este sentimento que todos nutrimos por ela.

A segunda vai passar a Noite de Natal no hospital.
Sózinha, a partir de certa hora as visitas não são permitidas,
numa recuperação pós operatória que, embora estando
a correr como prevísivel, tem um seu ritmo e dificuldades naturais.
Longe da sua terra, dos Pais, mas contando com
o esforço inesgotável das três irmãs,
que se desdobram para mitigar o seu sofrimento.
E nós todos a torcer para que esta fase passe depressa.

A terceira, bem a terceira é mais complicado...
Fechada em casa, com os telefones desligados,
quer esquecer o Mundo e esta época tão artificial e,
de certa maneira, hipócrita, de boa vontade
e solidariedade, por decreto.
Sem Pais, Marido ou Irmãos, Filhos ou Sobrinhos,
vê os seus Amigos, e são muitos, reunirem as famílias ,
viajarem para as suas terras de origem, enfim, partilharem.
E ela só quer a Solidão que, em simultâneo, detesta.

Por isso a Prenda que eu peço este Natal...
...Não sei bem a quem me dirigir, se ao Pai Natal
em quem já não acredito há muito,
se a uma qualquer divindade universal, Deus, Buda, Allah,
que não me satisfaz, se ao Cosmos, à Natureza
ou ao passarinho que pula lá fora no jardim,
endereços demasiado vagos.
Por isso peço a Vocês todos, Amigos, que este ano,
esqueçam os Livros e os Discos,
os Vinhos e a Roupa.
A Prenda, a única Prenda que eu quero é que
estas três amigas estejam comigo, connosco, no próximo Natal.
Com Saúde, com Amor...Felizes!

Boas Festas especiais para Elas.

2 comentários:

  1. Para a M. e para a R., mulheres por quem sinto verdadeira Amizade e Respeito, os meus votos de Boas Festas na crença e no desejo profundo de uma rápida e completa recuperação; vou erguêr-vos a minha taça no primeiro segundo de 2009!
    Quanto a esta tua Amiga, a "crise" é mesmo recorrente e nem a Reforma antecipada a salvou!
    Mas este teu presente fez-me muito bem, apesar da lágrima ao canto do olho...
    E 2009 será outro ano!
    Boas Festas especiais, também para ti!

    ResponderExcluir
  2. A M.também ficou de lágrima ao canto do olho
    e beicinho a tremer.
    A intenção não era essa.
    Entretanto a R. saiu do hospital e veio cá passar a noite de Natal.
    O pedido já começa a dar frutos.
    Beijos.

    ResponderExcluir