terça-feira, 7 de outubro de 2008

Tintin - O Repórter Infatigável



As Aventuras de Tintin começaram a ser publicadas em 1929, criadas por Hergé ( de seu nome real Georges Remi ) um belga com talento para o desenho mas, também, para a criação de personagens, para a escrita de bons argumentos e para a recolha de todos os pormenores que tornassem as suas histórias, o mais credíveis possivel.
Nos albuns iniciais, podia-se ver algum racismo velado ou, melhor dizendo, um certo colonialismo que lentamente iria desaparecer acompanhando a evolução natural do personagem Tintin que, nos últimos albuns, acabaria a lutar pela independência de antigas colónias na América do Sul.
Para além do nosso herói, um dos aspectos mais diferenciadores desta série foi a criação de inúmeras personagens secundárias com personalidades muito diversas mas uma grande importância no desenrolar das peripécias que iam ocorrendo um pouco por todo o Mundo.
Milu , uma valente cadela/cão (?) foxterrier de pelo branco e companhia permanente em todas as aventuras, o Capitão Haddock ( em Portugal conhecido, antigamente, como Capitão Rosa ) um marinheiro beberrão, sempre a resmungar e com um vasto reportório de insultos, o surdo e genial Professor Tournesol ( por cá Professor Girassol, e antes, Professor Pintadinho de Branco ), Dupond e Dupont os pouco inteligentes agentes da autoridade, Bianca Castaffiore a Diva de opereta, o comerciante português Oliveira da Figueira, entre dezenas de outras figuras secundárias ou não, dependendo da história em curso.

De As Aventuras de Tintin venderam-se mais de 230 milhões de albuns, traduzidos em mais de 80 línguas, que foram forte fonte de inspiração para muitos realizadores de Cinema, encenadores, estilistas, artistas plásticos e escritores das mais variadas proveniências, estilos e idades.
Dupont e Dupond não são gémeos nem sequer irmãos, embora os leitores pensem o contrário.
O Capitão Haddock só fez a sua primeira aparição na série, no nono álbum como o mau da fita.
Nessa altura era um alcoólico inveterado, situação que se iria transformando à medida que se tornava o grande companheiro de aventuras de Tintin.
Por fim, uma última curiosidade, Tintin pisaria a Lua em 1954, 15 anos antes que Neil Amstrong.

Nenhum comentário:

Postar um comentário