segunda-feira, 6 de julho de 2009

Gente linda e Alegria de viver

O Povo Moçambicano é alegre, caloroso e, por natureza, cheio de vontade de ter prazer em tudo o que faz. Mais uma breve estória, das que eu teimo em trazer à memória e partilhar convosco - ao cumprir dois anos de tropa em Moçambique, de 1969 a 1971, tive direito a um empregado cozinheiro/lavadeiro, mainato como localmente se chamava, de nome Inácio, e que era todo chibante nas suas camisas às flores e calças à boca de sino. No meu prédio, de três pisos, vivia um major e um capitão, mulheres e respectivas filhas, a quem o nosso Inácio não regateava piropos, provavelmente em macua. Uma vez o capitão, num misto de aviso/ameaça informou-me de que o major já não estava a gostar de tanto galanteio. Percebendo a mensagem, chamei o Inácio, com quem tinha uma excelente relação, e perguntei-lhe o porquê daquela insistência com as raparigas do prédio, ao que ele me respondeu "- Temperamento latino...".

...Maningue Xonguila, eh?

É um pouco desse temperamento latino que aqui fica bem demonstrado, no vídeo enviado pelo Mário Ortet, e que eu dedico à Margarida FS( ela sabe porquê...).

2 comentários:

  1. Pessoas e um País de que eu gosto maningue...
    Assim como gostei do anúncio.

    ResponderExcluir
  2. Já tive um convite para ir até Maputo.
    Acho que vou aceitar...

    ResponderExcluir