quarta-feira, 8 de julho de 2009

A Gripe A

Gostava de saber a vossa opinião
acerca deste fenómeno da Gripe A.
Pode ser ?

Cartoon de Henrique Monteiro

6 comentários:

  1. A distribuição vai ser feita primeiro para os familiares e amigos, depois para os ricos e influentes e finalmente, se ainda houver vacinas, para os mais desfavoreciodos.

    ResponderExcluir
  2. Cara MTH:

    Normalmente, e contra a corrente deste blogue, concordo consigo. Mas hoje tenho de discordar porque o seu comentário me lembra cenários do filme "O Fiel Jardineiro". E nós não estamos num país africano.

    Não! Vivemos uma democracia. E, por isso, o cenário mais provável é que se ponha a vacina à venda por um preço bastante razoável, ao qual apenas vão aceder os familiares e amigos, os ricos e os influentes. Tudo muito legal. Tudo muito transparente. Como é o caso da vacina da Meningite, que custa cerca de trezentos euros. Tão somente porque estamos em democracia. Felizmente!...

    Mas hoje apetece-me imaginar cenários mais quixotescos, como me diria o Zé Manel se "aqui" estivesse. A vacina vai ser distribuída pelos grupos vulneráveis, primeiro, que são as crianças e os idosos, de acordo com um plano de prevenção cuidadosamente elaborado pelos nossos serviços de saúde, em estreita articulação e comunicação com a protecção civil e autarquias.

    Balé? ;)

    ResponderExcluir
  3. La Payita, cheguei!
    Fiquei mais tranquilo com as suas palavras porque a minha primeira impressão, já expressa em outro comentário,seria a de que 1/3 de vacinas teria destinos diferenciados e já definidos e os outros 2/3 ficariam desprotegidos.
    Constato e advinho que não está descrevendo a metodologia por mero exercicio de advinhação e portanto, respiro mais tranquilo.
    Em suma, acredito em si.

    ResponderExcluir
  4. Também já ouvi dizer que este virus não ataca muito os idosos. Que não é propriamente mortal, embora a gripe seja violenta. Que de facto as pessoas que têm morrido vivem em más condições.Que o maior problema é a transmutação deste virus.Que a minha família (mãe e manos) está protegida porque tivemos gripe asiática. Que o melhoré evitar contactos chegados, por isso quem se contacta através do Galo está protegido.

    ResponderExcluir
  5. O Galo que, no caso da Gripe das Aves, poderia ser um elemento transmissor do virús, desta vez só poderá ser, e fá-lo-á com prazer, transmissor...de informação.

    ResponderExcluir