sábado, 4 de julho de 2009

Cheviche de Camarão à moda do Perú

Lembro-me de que a primeira vez que cheguei ao Perú, melhor dizendo, a Lima, para além da altura média dos seus habitantes, que não deve ultrapassar o 1,55m, uma das coisas que me causou estranheza foi os cartazes, em todos os restaurantes e botecos, a publicitarem os mais variados Cheviches. De camarão, de dourada, de polvo, eu sei lá...

Tendo sido levado a jantar fora por um casal amigo, ascendente da velha aristocracia espanhola e com mais de 1,80m (!), lá provei o incontornável Cheviche...e gostei.

Para estes dias quentes, com muita indolência à mistura, aqui fica uma receita muito simples e agradável, sem lumes, fornos, ou similares.

Cheviche de Camarão

(Para 4 Pessoas) 16 camarões crus e descascados, Sumo de 4 Limas, 1 colher de sopa de Pimento verde picado muito fino e outra de Pimento vermelho, 1/2 Cebola roxa picada muito fina, 1/2 colher de sopa de Salsa picada e outra de Oregãos, 1/4 de colher de café de Piri-piri, sal e pimenta q.b.

Cortam-se os Camarões em lascas finas (cada camarão em três fatias horizontais) e reservam-se. Espremem-se as limas para uma taça, onde se coloca, também, os demais ingredientes vegetais. Mergulham-se os Camarões nesse líquido, tendo o cuidado de os deixar tapados. Deixa-se no frigorífico durante duas horas( se deixar mais tempo podem ficar demasiado ácidos) e passado esse período, os Camarões, por acção da acidez das Limas estão devidamente cozinhados.

Tem, então duas opções- servir numa taça com o molho ( versão mais ácida) ou retirar do molho e servir num prato, eventualmente, com uma salada ( versão mais light). É uma agradável, fresca, simples e diferente entrada. Espero que gostem !!!

3 comentários:

  1. E o camarão pode ser substituido, segundo deduzo, por um qualquer peixe branco e duro, não é?
    Vou fazer com robalo e depois informo dos resultados.

    ResponderExcluir
  2. Resultou num prato sensacional, muito fresco e agradável.
    Recomendo a experiência.

    ResponderExcluir
  3. Tão querida, MTH...
    Já experimentei cheviche em Buenos Aires, mas como parece simples vou experimentar no meu próximo cocktail party, perdão MTH, na próxima reunião partidária, que fizer no meu loft, ou melhor, na minha célula.

    ResponderExcluir