Embora na filmografia de James Dean só costumem ser mencionados três filmes ( East of Eden, A Leste do Paraíso de Elia Kazan, Rebel without a Cause,Fúria de Viver de Nicholas Ray e Giant, O Gigante de Georges Stevens) ele, na realidade, participou em sete películas, embora quatro pouco importantes , e dezenas de episódios em séries televisivas.
Mas é verdade que os seus personagens Cal Trask, Jim Stark e Jett Rink, nos títulos mencionados acima, são de tal forma marcantes e representativos de uma determinda geração que, ainda hoje, James Dean é uma referência e símbolo bem actual de juventude, irreverêcia e rebeldia.
Elisabeth Taylor e Nathalie Wood foram as belezas morenas com quem contracenou e de quem se tornou amigo, para além de ter actuado com Rock Hudson, Sal Mineo, Raymond Massey ou Burl Ives, entre outros.
Tendo morrido com apenas 24 anos, ao volante de um descapotável no qual iria participar numa corrida em Indiana, Jimmy nasceu em Marion, tendo perdido a mãe aos cinco anos e sido educado pelos tios, em Fairmount.
Tímido e reservado na escola, viajou aos 18 anos para Hollywood tendo estudado no Actor's Studio, de Lee Strasberg , que os seus ídolos, Marlon Brando e Montgomery Clift, tinham frequentado.
O ter morrido, no auge da beleza, juventude e sucesso serviu para alimentar ainda mais o misticismo em seu redor, continuando a campa, no Park Cemetery, em Fairmount, Indiana, a receber a visita diária de muitos fãs.
quarta-feira, 1 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário