segunda-feira, 15 de junho de 2009

Non Smoking Area


Enviado por Nuno Minhava

8 comentários:

  1. Isto é o que eu, ex fumador há quatro anos, considero uma publicidade bem conseguida.

    ResponderExcluir
  2. Se proíbem tanta coisa porque é que não colocam o tabaco no grupo das drogas, a que pertence, e o eliminam, de vez, da nossa socidade.
    Apenas, e simplesmente, por causa dos imensos impostos que o Estado arrecada, de maneira hipócrita, com este veneno que autoriza.

    ResponderExcluir
  3. Belo cartaz !!! E que acerta na mouche...

    ResponderExcluir
  4. Olhar para aquela clareira rodeada de cruzes até arripia...

    ResponderExcluir
  5. Começo por escrever que:
    - sou fumadora;
    - muito antes da lei de proibição de fumar em locais públicos, eu já a "cumpria" por respeito a quem não fuma (excepto nos cafés ou bares);
    - gostei da publicidade.

    Mas permitam-me o desabafo...

    Desde que a lei saiu, nós os fumadores passámos a ser olhados de lado, como se fossemos criminosos. O que é irónico. Ao cumprirmos a lei, estamos "à vista de todos". E este assumir "obrigatório" e "público" de um vício, faz com que olhem para nós como incumpridores.

    Incomoda-me. Mais do que provavelmente incomoda o meu fumo ao ar livre a quem quer que seja.

    Estou consciente dos riscos que corro. É uma decisão minha. Não estou a prejudicar ninguém. E sou socialmente penalizada porquê?

    Se é assim tão grave, ilegalizem-no. Ah pois é! Não pode ser, não é? Os impostos e tal...

    Mais do que esta hipocrisia reinante dos Senhores que Mandam no País, a mim incomoda-me a facilidade com que os portugueses vestem a pele de inquisidores e defensores da moral e dos bons costumes.

    Fumar faz-me mal à saúde. Às finanças.
    Mas faz-me bem à alma. Dá-me prazer. Ajuda-me a pensar. Como diz um amigo meu, é um ritual único, o uso do tempo do cigarro. Tempo meu!

    ResponderExcluir
  6. Muito bem. Penalize-se o consumo de tabaco!

    Aplaudo de pé essa iniciativa, em prol da saúde pública:

    - No dia em que controlarem a quantidade de açúcar que colocam nos cereais que as nossas crianças comem ao pequeno-almoço, publicitadas como sendo excelentes para a sua saúde e crescimento, sob a égide de marcas conceituadas. E não me venham dizer que não há substitutos naturais para o açúcar. Ou será que o açúcar é apenas para lhes dar energia?

    - No dia em que proibirem a publicidade e venda de álcool. Ou será que estou enganado na quantidade de mortes provocadas, directa ou indirectamente, por consumo desta substância psico-activa. Ou será que o álcool não faz mal?

    - No dia em que deixarem de nos atafulhar com alimentos biologicamente manipulados.
    E poderia ficar aqui o resto do dia a citar exemplos.

    Que bom que seria que todo o mal social e de saúde fosse o tabaco.

    Faz mal à saúde? Sem dúvida.

    Deveriam ser tomadas medidas? Claro que sim.

    É um vício estúpido? Sim. Como todos ou quase todos.

    A perseguição acessa aos cigarros que se querem apagar, confinados fumadores em ghettos sociais, chegando a cúmulos de criar áreas definidas, por detrás de biombos de vidro em esplanadas! Ou não poder fumar em parques subterrâneos, geralmente com uma qualidade de ar magnífica e que o fumo de um cigarro ou outro poderá poluir!

    O fumador é um cidadão de segunda? Não paga imposto para o fazer?
    Penalize-se o consumo de tabaco. E para dar o exemplo, que o Estado deixe de lucrar com a sua venda. Seria o primeiro passo para acabar com esta hipocrisia.

    Não estou a defender o consumo, nem tão pouco a substância. Apenas a liberdade de o poder fazer, conscientemente e com a consciência de não prejudicar os outros. Ou será que também todos vão deixar de conduzir para não poluir o ar que eu respiro?

    ResponderExcluir
  7. La Payita gostei imenso do seu comentário.Fumei cachimbo durante algumas dezenas de anos, não digo quantos por razões óbvias...e de repente parei sem saber porquê.
    Tinha enorme prazer e por isso aguentei muitos olhares rancorosos, criticas ferozes,tudo ignorei e presto homenagem a quem defende a sua liberdade desde que respeite a liberdade do próximo.

    ResponderExcluir
  8. Realmente, não há paciência! Agora os cigarros tornaram-se o maior veneno e os fumadores os maiores criminosos. Informem-se, pensem e sobretudo não deixem que vos manipulem! Tanto veneno que anda por aí, no ar, na água, nos alimentos que comemos, nas drogas legais vendidas em farmácias... E essa história de proibir, proibir, proibir... Vê-se bem porque tivémos tantos anos de ditadura!

    ResponderExcluir