sexta-feira, 19 de junho de 2009

Tem lume ?

Fumar ou não fumar! Proibir ou não probir!
Sempre que se escreve algo relacionado com o tabaco,
logo se erguem vozes acaloradas, de um lado e outro da barreira.
Porque duma autêntica batalha campal se trata...
E, muitas vezes, os argumentos de uns e de outros até são válidos.
O pior é quando se chega aos extremismos e radicalismos fáceis.
Escolhemos como Comentário da Semana, um texto inteligente e bem articulado do LB ( autor de MicroContos há muito afastado), comentarista eventual, mas que sempre que aparece, deixa marca...

" ...Muito bem. Penalize-se o consumo de tabaco! Aplaudo de pé essa iniciativa, em prol da saúde pública:
- No dia em que controlarem a quantidade de açúcar que colocam nos cereais que as nossas crianças comem ao pequeno-almoço, publicitadas como sendo excelentes para a sua saúde e crescimento, sob a égide de marcas conceituadas. E não me venham dizer que não há substitutos naturais para o açúcar. Ou será que o açúcar é apenas para lhes dar energia?

- No dia em que proibirem a publicidade e venda de álcool. Ou será que estou enganado na quantidade de mortes provocadas, directa ou indirectamente, por consumo desta substância psico-activa. Ou será que o álcool não faz mal?

- No dia em que deixarem de nos atafulhar com alimentos biologicamente manipulados.

E poderia ficar aqui o resto do dia a citar exemplos.Que bom que seria que todo o mal social e de saúde fosse o tabaco. Faz mal à saúde? Sem dúvida. Deveriam ser tomadas medidas? Claro que sim.É um vício estúpido? Sim. Como todos ou quase todos.

A perseguição acesa aos cigarros que se querem apagar, confinados fumadores em ghettos sociais, chegando a cúmulos de criar áreas definidas, por detrás de biombos de vidro em esplanadas! Ou não poder fumar em parques subterrâneos, geralmente com uma qualidade de ar magnífica e que o fumo de um cigarro ou outro poderá poluir!

O fumador é um cidadão de segunda? Não paga imposto para o fazer?Penalize-se o consumo de tabaco. E para dar o exemplo, que o Estado deixe de lucrar com a sua venda. Seria o primeiro passo para acabar com esta hipocrisia.

Não estou a defender o consumo, nem tão pouco a substância. Apenas a liberdade de o poder fazer, conscientemente e com a consciência de não prejudicar os outros. Ou será que também todos vão deixar de conduzir para não poluir o ar que eu respiro?"

Parabéns LB ! Apareça mais vezes !!!

6 comentários:

  1. Notável comentário!
    Merece a distinção.

    ResponderExcluir
  2. Nunca me tinha apercebido deste comentarista, lapso meu, mas este comentário merece o prémio.
    Parabéns LB e comente mais...que o seu comentar tem graça.

    ResponderExcluir
  3. Sim senhor,belos argumentos para uma discussão interminável, mas que se deve sempre basear no respeito pelos outros e por nós próprios.

    ResponderExcluir
  4. Vem quente...que eu estou fervendo !!!

    ResponderExcluir
  5. Um comentário há altura da semana "quente". Parabéns ao comentarista e ao analista.

    ResponderExcluir
  6. Viva o Movimento Pró-Fumo! Olé!!!

    (salvaguardados os direitos de todos, obviamente!)

    ResponderExcluir