domingo, 21 de junho de 2009

O Botão


O que é isto? Um botão?
Quem é que pode usar uma coisa destas?
Uma mulher. Isto é botão de mulher.
Sim só uma mulher é que pode usar este botão.
Imaginem-me de camisa e gravata com botões destes...

Não isto não é um botão de camisa....é demasiado grande...
Com este aspecto se calhar até nem é.
Será um botão de uma saia? As saias têm botões?
Porque é que as saias não hão-de ter botões?

Sim num país livre e democrático não há nenhuma razão para as saias não terem botões.
E o que é os botões apertam, ou melhor abotoam numa saia?
Ah!...Pois...bem devem abotoar o mesmo que numas calças.

Já sei isto é um botão de umas calças de mulher, claro.
Olha eu de calças com estes botões!
Bom de quem é o botão não sei, mas que é de certeza um botão de mulher... e se assim é olhemos a ver se a dona por aqui anda.
Não me parece tarefa fácil, mas há que passar o tempo enquanto ela não chega...

Um botão e se eu desatasse a apregoar...
- “Botão!...botão, procura-se alguém que perdeu este botão...”
Não era mais giro ser o próprio botão
“Sou um botão que foi abandonado... Por favor ajudem-me...”
Não é muito miserabilista.

E se for assim: “ Estou farto de estar sozinho.
Botão de boa matéria procura casa para fins de abotoadura.”
Cheira a fins ilegítimos, uns momentos de entrada e saída e pronto lá estará outra vez sozinho.
Ah! É verdade, a linha. Um botão precisa de linha...
E a pesca também. Linha de pesca para coser um botão...
E ela não chega, e eu já estou farto de tentar encher o tempo com este pobre botão.
Pobre?! Porque terei eu dito pobre?
Ele até tem um ar bem nascido... Bem nascido?

Decididamente estou parvo!
Bom mas a verdade é que ela não chega... e esta coisa que parece um botão...
"- Ainda bem que o encontrou. Muito obrigada, muito obrigada."
Bom lá foi o botão. Afinal eu tinha razão.

Era de mulher e ainda por cima bem gira...
"- Como? Ah! És tu. O que estava eu a fazer com esta rapariga?
Bem encontrei aqui no chão um estranho botão amarelo...
Juro que era isso...Eu sei lá quem ele era... Foi o botão...Juro..."

Contos do Feeling Estranho

7 comentários:

  1. Mais uma abordagem interessante...
    O Feeling não precisa de história ,tema ou assunto.
    Basta dizerem-lhe "guarda chuva" e ele dsenvolve um conto a partir daí.
    Embora o resultado final nem sempre satisfaça o leitor, é interessante como exercício de escrita.
    E além disso é, sem dúvida, o mais profícuo autor do Galo.
    Parabéns, no geral.

    ResponderExcluir
  2. Ou a conclusão de que, realmente,tudo pode servir para contar uma história ou estória, à brasileira.
    O que é preciso é imaginação, riqueza de vocabulário, e técnica para cozinhar tudo isso.
    E esses dons já o Feeling nos demonstrou com abundância.

    ResponderExcluir
  3. Feeling Estranho, um desafio...
    ...para quando um conto acerca
    do fecho éclair ?

    ResponderExcluir
  4. Tem razão o Adriano, zipper é bem mais prático...e rápido.

    ResponderExcluir
  5. Voltando ao conto e deixando as brejeirices, este é um bom exemplo de escrita criativa onde, parece-me a mim, o autor se deixou ir sem saber bem qual o destino.
    Mas o resultado final foi bastante positivo.

    ResponderExcluir
  6. Basta ler este conto para se perceber que o seu autor não pode ser o alvo da caricatura um pouco mais acima.Ou não ?

    ResponderExcluir