terça-feira, 23 de junho de 2009

Vamos todos até Setúbal ?


As Tardes Interculturais do Museu têm já uma longa história.
Têm sido muito interessantes e diversificadas.
Que tal um passeio até à bonita Setúbal, moram lá dois dos Amigos do "Galo" mais activos, e fazermos um programa diferente?

Enviado por La Payita

9 comentários:

  1. E onde é que se pode comer bom peixe( não precisa ser sssardinha)?

    ResponderExcluir
  2. Boa ideia La Payita e parabens pela sugestão.
    E passem pela principal Avenida,a Luisa Todi, vejam "rotundas"sob nova forma geométrica mais uma...... semeadura de semaforos e inigualáveis obras de arte.Vou pedir ao amigo Galo para mostrar a melhor...... que lá stá.

    ResponderExcluir
  3. Que eu me lembre, em Labutes come-se bom peixe - seja, carrrapau, sarrrdinha, sarrrgo ou choco frito - em qualquer lugar.
    Costumava haver uns restaurantezinhos tipo tasca perto do rio Sado, quer a poente quer a nascente da cidade.
    Acho que ainda lá moram.

    ResponderExcluir
  4. Sóce ôlhaaa tam todos lá carríssimes.
    Moira esse peixinho faz bem às costelas empenadas !

    ResponderExcluir
  5. Aqui fica uma sugestão de uma migrante, residente em Setúbal. Há um restaurante ao fim da Av. Luisa Todi, no passeio do lado direito na direcção praias da Arrábida, que se chama Ribeirinha do Sado. O dono é um imbecil, mas o resto da familia é muito simpática. O peixe é excelente, servido com umas migas maravilhosas e uma salada perfeita. Os doces são feitos pela dona da casa. Há ainda uns imperdiveis filetes de garoupa que podem ser acompanhados com arroz de feijão, tomate ou cenoura. É também um truque para conseguir mesa, dado que podem e devem ser encomendados com antecedência para dar a tempo a que a dona coloque os filetes a marinar. São divinais...Fui cliente durante muito tempo, até me zangar com o imbecil, mas honra seja feita à cozinheira e à qualidade do peixe que o imbecil apresenta aos clientes. Recomendo vivamente...apesar do imbecil.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Isa pela dica. E ao Galo e à La Payita pela dica cultural.

    ResponderExcluir
  7. Uma tarde fora do computador e o que eu perco... O que já me ri com as descrições da Isa e com o charroco perfeito do Zé Manel. Olé!!

    Não acrescento nada às sugestões apresentadas. Em Setúbal, de uma maneira geral, come-se bom peixe em qualquer sítio. Na Avenida Luísa Todi existem muitos restaurantes e serão quase garantidamente bem servidos.

    Deixo aqui uma sugestão diferente para quem gosta de experimentar outros ambientes.

    Na estrada de Palmela, perto da urbisado, imediatamente a seguir à segunda rotunda (a primeira é a que vai para azeitão), fica a Taberna O Vendaval. Era uma antiga Taberna. O peixe é bom. O ambiente típico, com as mesas corridas. Na parte de café estão inúmeros quadros pintados pelo Chora, conhecido artista plástico sadino, que representam figuras típicas da cidade. Desde o Chico da Cana ao Zé dos Gatos.

    A história dos donos do Vendaval, o Joaquim e a Iolande, é muito bonita e representa muito daquela que é a história desta cidade, com os seus muitos movimentos migratórios.

    Tentei descobrir-lhes a história na net mas não consegui. Quando encontrar envio. Mas adianto que ela é belga e veio para Setúbal de férios aqui há muitos anos atrás. Conheceu-o na praia, apaixonou-se. Ele era pescador. Ela ficou por cá. Casaram. Abriram o restaurante. Ela dá também aulas de ballet no Vitória.

    Aviso os mais fundamentalistas, que ambos têm uma história de luta e resistência anti-fascista. Na cozinha, enquanto assa o belo peixe, o Joaquim olha para posters do Fidel e do Che. A Iolande é muito engraçada.Fala em português mas só consegue fazer as contas em francês.

    Noutra zona que se come muito bom peixe assado, fora do circuito tradicional da avenida é na Fonte Nova (no centro, perto da avenida, rotunda dos golfinhos.

    Arrisquem e disfrutem daquilo que é mais típico desta cidade do Rio Azul.

    Prontess miga! Tenho a alma sadina inchada. Ganhei o dia!

    E quem na bate palmas na é sadineeeee!!!! Olé! :)

    ResponderExcluir
  8. Isa e La Payita, pelos vistos profundas conhecedoras da boa mastigação em Setúbal.
    Ao Fernando, da Ribeirinha do Sado, só lhe faltam as ferraduras...há muito tempo que deixei de lá ir, apesar da simpatia da Mulher.
    Na Fonte Nova, senhores, as sardinhas que se aprestam a chegar não encontram rival cá pelo Sul.
    E quando forem a Setúbal, descubram agora rotundas hexagonais. Uma invenção dos magnificos arquitectos do Polis, ah ah aha !!!!

    ResponderExcluir
  9. Descobri!!!!

    Ora espreitem:

    http://www.mun-setubal.pt/pt/conteudos/municipio/pessoas/retratos+da+cidade/Taberna-galeria.htm?print=1

    ResponderExcluir