quarta-feira, 3 de junho de 2009

A linha riscada ou A volta ao Tejo em 16 desenhos


Numa linha bem delgada,
Ponta fina e aparada,
Faz do risco uma meada
Ora lisa, ora engelhada.

Sempre a mesma linha, coitada,
Que deve estar, pois, cansada,
Leva a margem e a estrada
Juntas na mesma penada

Passa a ponte bem esgalhada,
Pl’os barcos no porto, à entrada,
Armazéns e carros na parada
Que já foi, em tempos, d’ Armada.

Faz do vento montada
Foge à estação numa rabanada
Que a leva seca, não molhada,
À outra margem, a de Almada.

E sem se dar conta é chegada
Ao mesmo ponto da largada,
Lá começa de novo, bem riscada,
A linha sem fim, e ainda assim, acabada.

Moira de Trabalho

8 comentários:

  1. Ideia bem elaborada
    Vista global desenhada
    Animação terminada
    Que pena estar...desfocada.

    ResponderExcluir
  2. A Moira cada vez mais sofisticada.

    ResponderExcluir
  3. Bela ideia, bem concretizada, com rimas de pé quebrado.
    Um redondo, outro quadrado, um de pé...outro deitado.

    ResponderExcluir
  4. Carta alta, fora do baralho
    De Trabalho, Moira é chamada.
    Bem amada, por todo o galinheiro.
    Sem dinheiro, que pague a empreitada.

    ResponderExcluir
  5. Não importa se as rimas são assim ou assado, para mim e só para mim, a Moira tem o cognome de caixinha das surpresas.Misteriosa como as moiras que bem conheço além Algarves, nem os olhos nos mostra mas em boa troca dá-nos a subtileza dos seus traços, agora em torno de um Tejo que tanto amo e conheço desde o tempo em que pela mão de meu Pai, ia pela beira rio vendo as fragatas e outras embarcações.O tempo
    em que havia o espectáculo de golfinhos pulando fora de água junto a Cacilhas , para onde as correntes de vazante arrastavam o peixe que então abundava.In illo tempore !
    Obrigado Moira.

    ResponderExcluir
  6. O Tejo é um dos meus amores, um dos mais antigos e dos mais constantes.
    Fico contente por a Moira, pessoa que muito aprecio e admiro, o partilhar comigo.

    ResponderExcluir
  7. Moira girando feita pião...
    Que doideira, moça.

    ResponderExcluir
  8. Muit'obrigada...
    Muit'obrigada...

    Tenho pena que a definição não seja a melhor; fica muito pequenino e perde impacto, com isso.

    Fica o apontamento.
    Acrescento, ainda, que:

    : fazer desenhos sequenciais é um desafio às regras da perspectiva, uma vez que em cada novo desenho, como eu própria rodo, os pontos de fuga também se alteram

    : estes desenhos em particular, foram feitos há 2 anos em frente à Portugália do Cais do Sodré e tenho-os guardados num dos meus diários gráficos

    : demoraram cerca de 4 horas a executar e foram feitos em 3 sessões distintas

    : a escolha da música deveu-se ao conceito do video clip deste tema da Katie Melua; quem quiser dar-se ao trabalho, procure no YouTube 9 million bicycles e verá porquê...

    : por fim, como podem calcular, estes desenhos deram-me um gozo tremendo a fazer, principalmente porque desde o 1º desenho que estava ansiosa pelo último, a ver se a coisa "colava"!

    Uma vez mais, obrigada pelos comentários, a todos.

    ResponderExcluir