Este Primo do Galo nasceu na Catalunya, limitada a Norte por França e Andorra, a Este pelo Mar Mediterrâneo e a Sul pela Comunidade Valenciana.
É um Galo muito senhor do seu bico, com uma cultura diferenciada e um cantar próprio, em catalão.
O catalão, de origem latina, está relacionado com o grupo galo-românico, what else ? fazendo a ligação entre este grupo e o ibero-românico como o português, o castelhano ou o galego.
O Galo Catalão, grande amigo e admirador de Pintores como os seus conterrâneos Salvador Dali, Joan Miro ou Antoni Tapiés, ou ainda o malaguenho Picasso, que viveu a sua juventude por aqui, cultiva a arte da Música, escutando os catalães Monserrat Caballé ou Josep Carreras, de Joan Manuel Serrat, na música popular, ou dos roqueiros Els Pets, Lax’n Busto ou Glaucs.
Este Primo adora os Castellers em que os Galos se vão pondo nas costas uns dos outros até fazerem torres de muitos metros, e as Sardana onde todos dão as asas formando grandes círculos.
Tinc molt desig d'aprendre a parlar el català.
Escoltar música català crec que és un bon començament.
Una forta abraçada
Nota do "Galo" : A criação do Galo Catalão é de António Azevedo
100maoasamedir.blogspot.com
quarta-feira, 10 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Tenho gostado de quase todos os Primos, mas este é o meu preferido. Gente independente, os Catalães, e que sacode o jugo imperialista castelhano.
ResponderExcluirQuem me dera estar sob o jugo imperialsta castelhano !
ResponderExcluirIsto é só para provocar alguem...
Belo Galo, olé
Bela homenagem à região da Península que eu mais aprecio.
ResponderExcluirCom Primos destes, também eu...
Catalunha, meu amor.
ResponderExcluirEsta ideia dos Primos continua a ser uma das mais bem conseguidas do Galo, lado a lado com os MicroContos.
Amanhã vou estar em Barcelona.
ResponderExcluirTalvez encontre o Primo...