quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Georges Gershwin, Rapsódia de Talento

Georges Gershwin, que nasceu com o nome de Jacob Gershowitz, deixou-nos composições memoráveis como Rhapsody in Blue ou Summertime, entre muitas outras.
O trajecto da sua vida, que começou em Brooklyn, em 1898, e terminou em Hollywood, em 1937, mostra bem a ascensão de um jovem e talentoso rapaz judeu que alcançou a fama e o sucesso desde muito jovem e, não tendo atingido os 40 anos, continua imortal, através das músicas inesquecíveis com que nos brindou.









Com apenas dezoito anos, Gershwin criou When You Wan't'em You Can't Get'em, mas o verdadeiro sucesso chegaria apenas três anos depois com Swanee.















Com o seu irmão, mais velho, Irina ( conhecido como Mr.Words, enquanto Georges era o Mr. Music) fez uma dupla imbatível, tendo ambos produzido êxitos, atrás de êxitos, como os musicais da Broadway Lady be Good, Oh, Kay!, Funny Face, Embraceable You, I got Rhythm ou, o incontornável, Porgy and Bess, com standards de jazz como Summertime, Bess you is my Woman ou It ain't necessarly So.
Não podemos, ainda, esquecer Um Americano em Paris, que com Gene Kelly no papel titular e Leslie Caron, originaria um magnífico filme, realizado por Vincent Minnelli.




















Aqui fica um cheirinho do seu talento,com a interpretação de Summertime, por outro monstro sagrado da música norte americana - Mrs. Ella Fitzgerald !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário