Se um Realizador de Cinema faz uma Obra prima pode ser um acaso, um vez sem exemplo, se faz dois ou três Filmes excepcionais, então merece entrar no Olimpo dos cineastas.
Mas, se além disso, tem uma carreira como Realizador e como Argumentista, em que, quase todas as obras em que participou pertencem ao Top dos mais variados estilos, temas e épocas, então só podemos estar a falar, por certo, de Stanley Kubrick.
Stanley Kubrick nasceu em New York, em 1928, e antes de entrar no mundo dos Filmes, foi fotógrafo.
Consagrado pelo público e pela crítica, vencedor de diversos Óscares da Academia, Kubrick era de um perfeccionismo, quase doentio, participando em todas as fases da produção das suas obras, até estas chegarem ao consumidor final.
Quando do lançamento em vídeo, pela Warner Home Video, da Colecção Kubrick, e sendo eu o responsável pela adaptação das capas dos filmes, tive ensejo de verificar, pessoalmente, esse rigor, que chegava ao pormenor da escolha de tipos de letra, corpos, etc, tudo com a chancela final do Mestre.
Penso que o primeiro filme Kubrickiano que vi, tenha sido o 2001 e nunca vou esquecer a imagem inicial e a ligação à Banda Sonora, em que O Danúbio Azul se enquadrava, na perfeição com o girar da Estação Espacial. ...Estonteante !!!
No Dr.Strangelove descobri um Peter Sellers irreconhecível e no Barry Lyndon, um Ryan O'Neal no seu melhor.
Spartacus, Lolita, Barry Lyndon, Dr. Strangelove, 2001 Odisseia no Espaço,
The Shinning, Laranja Mecânica, Full Metal Jacket ou Eyes cut Shut, são alguns dos títulos
que fazem de Kubrick um dos maiores mestres da História do Cinema.
Stanley Kubrick nasceu em New York, em 1928, e antes de entrar no mundo dos Filmes, foi fotógrafo.
Consagrado pelo público e pela crítica, vencedor de diversos Óscares da Academia, Kubrick era de um perfeccionismo, quase doentio, participando em todas as fases da produção das suas obras, até estas chegarem ao consumidor final.
Quando do lançamento em vídeo, pela Warner Home Video, da Colecção Kubrick, e sendo eu o responsável pela adaptação das capas dos filmes, tive ensejo de verificar, pessoalmente, esse rigor, que chegava ao pormenor da escolha de tipos de letra, corpos, etc, tudo com a chancela final do Mestre.
Penso que o primeiro filme Kubrickiano que vi, tenha sido o 2001 e nunca vou esquecer a imagem inicial e a ligação à Banda Sonora, em que O Danúbio Azul se enquadrava, na perfeição com o girar da Estação Espacial. ...Estonteante !!!
O Clockwork Orange , proibido na altura em Portugal, foi visto numa saltada a Londres, em que juntei os musicais Jesus Christ e Oh!Calcuta, num cocktail explosivo.
No Dr.Strangelove descobri um Peter Sellers irreconhecível e no Barry Lyndon, um Ryan O'Neal no seu melhor.
Isso para não falarmos no Kirk Douglas magnífico no Spartacus ( afinal, talvez tenha sido este o primeiro Filme que vi) e a anos luz do musculado Charlton Heston, das superproduções de DeMille.
The Shinning é o terror e o insólito levados aos seus extremos, com um Nicholson já com muitos dos seus tiques peculiares, mas sempre arrebatador.
Full Metal Jacket, e a Guerra como, antes nunca fora filmada, é outro momento alto da filmografia de Kubrick.
Por fim, De Olhos bem Fechados, com o, então, casal Nicole Kidman e Tom Cruise, antes do desmoronamento deste último, é um Filme com um registo, tema e localização novamente inovadores, como é constante em toda a sua Obra.
Por fim, De Olhos bem Fechados, com o, então, casal Nicole Kidman e Tom Cruise, antes do desmoronamento deste último, é um Filme com um registo, tema e localização novamente inovadores, como é constante em toda a sua Obra.
Stanley Kubrick viria a morrer, em 1999, poucos meses antes
da estreia deste seu último trabalho.
Para os mais cinéfilos, ficam algumas breves curiosidades:
- Em todos os seus Filmes aparece um plano, pelo menos, com a visão do protagonista.
- As Músicas utilizadas são, quase sempre, peças compostas, anteriormente.
- Enquanto a proporção entre o material filmado e o utilizado costuma ser de 7,5/1
em The Shinning foi de, mais de, 100/1.
- Com excepção dos seus dois primeiros filmes, todos os outros foram adaptações de romances.
- Em todas as películas, há sempre uma cena importante passada numa casa de Banho.
- O número 114, o código de Alex na Clínica da Laranja Mecânica, é também o descodificador no Dr.Strangelove, e a placa de identificação da Nave Júpiter.
- Todos os filmes terminam com The End.
Brother, estamos em Novembro, estás muito mais à esquerda do que eu contava...
ResponderExcluirMais uns faits-divers para acrescentar aos teus...
1.Se bem me lembro a tipa da fotografia de baixo é uma inglesa filha de uma espécie de conde qualquer.... creio que a photo lhe custou a herança, mas podemos sempre perguntar-lhe.
(não se de onde vema fulana da foto de cima, mas independentemente da atitude e da belezura, o vestidinho com aquelas 'paramécias' que se usavam nos anos 60 não foi comprado nos 'Porfírios/Contraste' de certezinha....)
2. Nunca houve um cartax decente para o slogan mais curtido, "Sous les pavés la plage". Navré....
3. O tipo mais interessante dessa altura deu agora em alemão (ele sempre foi alemão e até usaram isso contra ele, embora não fosse ilegal um 'alemão' estudar em Nanterre....) e é euro-deputado pelos Verdes, e está um 'tout petit bout' mais convencional que o que eu me lembro que ele era... Envelhecemos, toca a todos.
4. Dois ou três anos depois de 68 , ele e o irmão (há sempre um parcerinho, mas a gente sabe que é figura de estilo: Charle and Ray Eames, Achilli e Davide Castiglioni, Ethan and Joel Coen, por aí vai...) escreveram um livrinho com aí umas 400 páginas á peu près, Éditions du Seuil ou algo que o valha. Tudo espremido, resumia-se nisto:'o movimento é tudo, o objectivo não é nada'.
Como estás a ver, é um ponto de vista muito parecido com o daqueles gajos que gostam é da viagem, independentemente de onde se chegue. Algo cru, mas não de todo mal visto...
Saúde e não partas nenhum parquímetro à pedrada ;)
A.
António
ResponderExcluirPenso que este comentário te saiu no post errado.
De qualquer modo, eu não sou de esquerda, direita e, muito menos, do centro.
Individualista,franco atirador e anarquista estão mais de acordo com a postura que sempre tenho assumido.
Sorry, esta resposta não pertence aqui... podes apagá-la ou transferi-la para o sítio certo, mas não me perguntes como se faz... :-(
ResponderExcluirAqui vai o que pertence aqui:
Hey...parabéns pelo desenho, também adquiri essa colecção. Sou um pirata moderado, i.e., também compro coisas se elas me parecem boas e a um preço decente. Or else, tiro da net, e a asae que vá ter muitos meninos.
Assim de repente e sem me chatear muito, consigo ver na rede tudo isto:
01. Stanley Kubrick: A Life in Pictures (2001)
02. Eyes Wide Shut (1999)
03. Full Metal Jacket (1987)
04. The Shining (1980)
05. Barry Lyndon (1975)
06. A Clockwork Orange (1971)
07. 2001: A Space Odyssey (1968)
08. Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb (1964)
09. Lolita (1962)
10. Spartacus (1960)
11. Paths of Glory (1957)
12. The Killing (1956)
13. Killer's Kiss (1955)
14. The Seafarers (1953)
15. Fear and Desire (1953)
16. Day of the Fight (1951)
17. Flying Padre (1951)
(sei que o 'Fear and Desire' tem uma qualidade baixota, deve ter sido feito a partir de VHS ou de uma emissão de TV merdosa.)
Johnny, não sei se te interessa, se já tens ou se já viste, mas o 01. é um documentário menos mau de um holandês sobre o S.K.
Chama-se então "Stanley Kubrick: A Life in Pictures" (2001)
referência aqui, arranja-se tirando da net isto e depois é só ler e agir em consequência...
Boas,
A.
Thanks again
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