sexta-feira, 14 de novembro de 2008

O Walt Disney Brasileiro

É evidente que o título deste post prima pelo exagero. A dimensão, importância e, porque não dizê-lo, talento de Disney, pouco tem a ver com o trabalho desenvolvido por Maurício de Sousa e pela sua vasta equipa.
Contudo a obra que este antigo repórter policial da Folha da Manhã, tem vindo a produzir, envolvendo edição de diversas revistas, algumas com tiragens de 200 000 exemplares, filmes para Cinema e Televisão, jogos de computador e imensos licenciamentos comerciais, não deve ser menosprezado.
Tendo nascido em Santa Isabel, em 1935, Maurício de Sousa viria a desenhar a sua primeira História de Quadrinhos apenas em 1959, com o cachorro Bidu como protagonista.
Bidu é até hoje o símbolo da Maurício de Sousa Produções.
Quatro anos depois surgiu Mónica, a estrela da companhia, que juntamente com os seus amigos, originou a Turma da Mónica.



















A maior parte dos personagens foi inspirada nos 10 filhos(?) do Autor, como é o caso de Mónica, Magali e Marina que trabalham na empresa do Pai.
A primeira é a responsável pelo licenciamento de produtos alimentares e outros.
Magali escreve argumentos para as dezenas de títulos que saiem semanalmente do Estúdio.
Finalmente, Marina ajuda na criação de novos bonecos.




























Há muito que Maurício apenas desenha as histórias de Horácio, um pequeno dinossauro orfão , de grande coração.
Com o decorrer dos anos, foram sendo criadas outras Turmas como a do Chico Bento, um rapaz do interior do Brasil, do Penadinho com personagns de Terror, do Astronauta, entre muitas outras, do Pelezinho, Ronaldinho, etc...
Seguindo, mais uma vez, o exemplo Disney, foram abertos Parques Temáticos da Turma da Mónica em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, tendo estes dois últimos encerrado, após poucos anos de actividade.
Maurício de Sousa seria homenageado pela Escola de Samba
Unidos do Peruche com o enredo caranavalesco
"Com Maurício de Sousa a Unidos do Peruche
abre alas, abre livros, abre mentes e faz sonhar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário