quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Unforgettable Nat King Cole

Desculpem que comece este post a falar de mim (... mas, já o outro dizia, Madame Bovary c'est moi!). Pois vamos lá, eu sempre gostei imenso de cantar... e tive a sorte de ter um primo, o Zé Viegas, e uma prima, a Manecas, que para além de gostarem também de o fazer, moravam a dois minutos de minha casa. Então quase todas as noites tinhamos cantorias. Paul Anka, Adamo,The Platters, estavam entre os favoritos, mas lá para o final da noite (ou seja entre as 10 e as 11!) tinha que surgir sempre uma do King( desta vez, não o Elvis, que era mais difícil de imitar, mas do King Cole ).
Muitas das escolhidas eram do reportório em Espanhol, e nós enrolavamos as palavras para tentar chegar ao sotaque agringalhado do Cantor.
"... Aqueles ojos verdes, de mirada serena...", ou então "... si Adelita si fuera con otro..."ecoavam a partir da pequena saleta do piano ( quase todas as famílias classe média, da época, tinham piano em casa) e subiam entoadas pelas nossas três vozes harmoniosas.
Mas já chega de dados autobiográficos...
Nat King Cole nasceu numa família em que o Pai era diácono baptista e, desde miúdo, tocou e cantou na Igreja.










A sua carreira artística conheceu muitos sucessos tendo, em simultâneo, participado em mais de 20 filmes ( o primeiro foi Citizen Kane, em 1941, onde fazia de pianista) e contribuido para mais de 100 bandas sonoras, com as sua músicas, que continuam a poder ser ouvidas em séries de televisão como Os Sopranos ou Anatomia de Grey, e películas como O sorriso de Mona Lisa, Agarra-me se puderes! entre dezenas de outras.


Around the World, Mona Lisa, Perfidia, When I fall in Love, Stardust, Adelita, For Sentimental Reasons, Tres palabras, Aquellos Ojos Verdes, Tea for Two, El Bodeguero ou Fascination, dão apenas uma pálida ideia dos hits deste inolvidável músico e cantor.












Nathalie Cole, sua filha e também cantora, tem ajudado a perpetuar as canções do Pai, com o mix de duetos feitos através de mesas de mistura, graças aos avanços da tecnologia moderna.



A lista de êxitos de King Cole
é tão vasta que, estou certo,
todos nós temos alguma situação da nossa vida, sublinhada
por uma dessas melodias.
E, assim, chegamos a mais um episódio
da vida deste vosso cronista.
Estavamos nos Anos 60 e a minha magreza, timidez
e o facto de ser caixa d'óculos não me faziam
ter grande saída com as miúdas...
Qual não foi pois o meu espanto, quando ao dançar o Quizás, Quizás, Quizás...com a prima de uma amiga minha
que lhe tinha ido fazer uma visita, durante as férias de Verão,
me senti pela primeira vez (...mas não última, felizmente)
assediado por uma moçoila, ainda por cima toda jeitosa.
Claro está que a música ( ...e a letra!) se tornaram Unforgettable para o resto da minha vida.



E como tenho bom fundo, aqui a deixo para que com a preciosa ajuda do vídeo abaixo, a possam cantar , sózinhos, acompanhados, com moçoilas ou moçoilos. como quiserem...

...Depois digam-me se o resto do dia não correu melhor !!!
Siempre que te pregunto
Que cuándo cómo y dónde
Tú siempre me respondes
Quizás, quizás, quizás

Y así pasan los días
Y yo desesperado
Y tú, tú contestando
Quizás, quizás, quizás,

Estás perdiendo el tiempo
Pensando, pensando
Por lo que más tú quieras
Hasta cuando, hasta cuando

Y así pasan los días
Y yo desesperado
Y tú, tú contestando
Quizás, quizás, quizás

8 comentários:

  1. Ai Manelinha, Manelinha!

    Mas o que quero dizer, sobretudo aos mais noctívagos, como eu, é que experimentem, lá pelas quatro da manhã, ligar o canal Mezzo, da TV Cabo e vejam as boas surpresas que vos estão reservadas, com Nat King Cole e não só!

    ResponderExcluir
  2. Em a Manecas sendo a Manecas, ela é a Manecas ??

    ResponderExcluir
  3. Contessa
    As primas das minhas amigas... minhas primas, amigas,prigas,amimas,são ????

    ResponderExcluir
  4. Tony
    Try again, please...
    Manecas/Manecas/ Manecas,is too much for me!!!

    ResponderExcluir
  5. Engraçado... tambem gosto imenso de cantar, mas substitui o piano pelo karaoke! Modernisses! Su

    ResponderExcluir
  6. Su
    Agora percebo porque é que os seus vizinhos de baixo e do lado, já se mudaram...

    ResponderExcluir
  7. António:
    Nesta história existem duas primas!!!
    Portanto, em a Manecas sendo a Manecas, ela NÃO é a Manecas!!!

    ResponderExcluir
  8. Tony
    Uma das Manecas, a"minha"prima,tu conheceste - é a Manuela Malha, da Coprai.
    A outra Manelinha, à qual nunca puzeste a vista em cima, é também prima, mas da nossa amiga N.

    ResponderExcluir