quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Helmut Berger ou o Prometido é Devido

Como prometi dias atrás à La Contessa, aqui fica um post dedicado a Helmut Berger, actor fetiche de Visconti mas presente, também, em filmes de outros Realizadores como Vittorio de Sica, Claude Chabrol, Francis Ford Coppola ou Joseph Losey.
Helmut Steinberger, era este o seu verdadeiro nome, nasceu em Salzburg, Áustria, e incompatibilizado com seu pai, devido ao temperamento violento deste último, cedo abandonou o negócio hoteleiro da família, viajando para Londres, onde trabalhou como empregado de mesa, enquanto frequentava uma Escola para Actores.
Como a ambição de Berger era tornar-se um Actor Internacional, viajou depois para Itália, onde aprendeu italiano, ao mesmo tempo que aperfeiçoava o inglês e o francês, na Universidade de Perugia.
Deu-se então o encontro com Visconti, que iria alterar profundamente a sua carreira e vida pessoal.







"Visconti was the benefactor who had extacted more than 100% of my makings from me who was only a nervous boy trembling in front of the camera.
He was not only the benefactor but also the great patron, the teacher in arts, and my lover".
Estas são as palavras do próprio actor na sua autobiografia Ich,
"Eu" em português, editada alguns anos atrás.
Após a morte de Visconti, para quem actuou em quatro Filmes ( The Witches, The Damned, Ludwig e Conversation Peace) Berger nunca reencontraria totalmente a sua trajectória artística, tentando mesmo o suicídio, no primeiro aniversário da morte do Realizador italiano.










A ambiguidade da sua sexualidade, que sempre explorou, levá-lo-ia a ter, para além dos doze anos de vida em comum com Visconti, assumido uma séria relação com a actriz Marisa Berenson ou, alegadamente, com o casal, Bianca e Mick Jagger.


















Com o intuito único, mas nem por isso menos válido, de ganhar dinheiro, Helmut Berger participaria na famosa série Dinastia, onde desempenhou o papel de Peter de Vilbis.
A este propósito, o Actor afirma, de modo bem humorado:
"Chorava cada vez que ia para o set das filmagens...mas ria cada vez que ia para o Banco".














Beleza celestial com laivos de Loucura, insanidade, demoníaco e perversão sexual(?) sempre foram palavras ligadas à sua carreira e vida pessoal.






























Helmut Berger foi nomeado para o Globo de Ouro com o seu papel de Martin von Essenbeck, n'Os Malditos, ganhou o David de Donatello pelo seu desempenho em Ludwig e um Teddy especial no Festival de Cinema de Berlim.

2 comentários:

  1. Helmut Berger o maior de todos os tempos!!!

    ResponderExcluir
  2. Tinha entendido que foi o próprio Visconti que o encontrou a trabalhar no hotel do pai, onde ele servia como camarero.

    ResponderExcluir