sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Alexander Calder - Arte em Movimento



Calder, filho de uma pintora e de um escultor, nasceu na Pensilvânia, e desde criança teve o seu atelier onde construía os próprios brinquedos.
Estudou depois Engenharia Mecânica, antes de se interessar pelas Artes, onde viria a desenvolver projectos de Escultura, Pintura, Litografia, Tapeçaria e Joalharia.
Considerado por muitos o Escultor Inovador do século XX, Alexander Calder deixaria a sua marca , primeiro, nos célebres mobiles, esculturas móveis, e, mais tarde, nos stabiles, sólidas peças estáveis, espalhadas um pouco por todo o Mundo.














O período que passou, na sua juventude, em Paris, viria a marcar profundamente todo o seu trajecto futuro.
A amizade com Joan Miró e Mondrian seriam duas fortes e visíveis influências, nos aspectos formais, nas sua paleta de cores e temas escolhidos.
Foi também nesta cidade que Calder criou o Circo Calder, onde com animais de madeira e arame desenvolvia espectáculos que eram visitados por muitos dos artistas, de todo o Mundo, que pejavam a Cidade Luz.
































A variedade de interesses de Calder levou-o a aplicar o seu talento na criação de magníficas peças de Joalharia, no desenvolvimento plástico de carros e, até, na decoração exterior de um avião.
Este, sim, foi o seu maior mobile...!!!



Um comentário: