terça-feira, 18 de novembro de 2008

Hitch, Mestre do Suspense

Talvez não tenha havido nenhum outro Realizador na História do Cinema, que tenha usado tanto a sua própria imagem na promoção dos Filmes, nos quais fazia sempre numa breve aparição, nos genéricos das Séries de Televisão, capas de Vídeos ou mesmo nos posters das películas, como foi o caso de Alfred Hitchcock.
Mas a um talento tão grande, como é o caso deste cineasta britânico/norte-americano, podemos perdoar estas pequenas manifestações de narcisismo.
Alfred Hitchcock nasceu em 1899, na actual Londres, e só aos 22 anos teve o seu primeiro contacto com o Cinema, ao ter ido trabalhar para a Famous Players-Lasky, da Paramount Pictures, onde fazia os cartões com as legendas. Em apenas dois anos tornou-se cenógrafo e assistente de realização, mas só em Berlim, na UFA, viria a realizar o seu primeiro trabalho, The Pleasure Garden, e em 1925, iniciado com The Lodger, o caminho do suspense que não voltaria a abandonar.


Depois de ter dirigido o primeiro Filme sonoro britânico, Blackmail, The 39 Steps e The Lady Vanishes, recebe um convite para trabalhar
em Hollywood.


Foi famosa, desde sempre, a fixação de Hitch, talvez para compensar a sua falta de atractivos físicos, em se rodear pelas mais belas mulheres da época, como foi o caso de Joan Fontaine, Ingrid Bergman, Grace Kelly, Doris Day, Lana Turner, Kim Novak, Eve Marie Saint, Janet Leigh ou Tippi Hedren.








A lista de filmes inesquecíveis que Alfred Hitchcock realizaria durante o seu longo período americano engloba os maiores êxitos deste cineasta como A Casa Encantada, Difamação, O Caso Paradine, AItálico Corda, Sob o signo de Capricórnio, O Desconhecido do Norte Expresso, Chamada para a Morte, Janela Indiscreta, O Homem que sabia de Mais, A Mulher que viveu duas vezes, Intriga Internacional, Psico, Os Pássaros, ou Cortina Rasgada, entre outros.

































Como já dissemos acima, Hitch apareceu em muitos dos seus Filmes, naquilo que em gíria se chama cameo.
Deixamos aqui alguns exemplos:
- No Psycho aparece de chapéu de cowboy.
- Na Janela Indiscreta está no apartamento do pianista.
- Na Corda surge duas vezes, a atravessar a rua e depois num neon , aí como caricatura.

...Mas do seu narcisismo já nós tinhamos falado!!!

2 comentários:

  1. Vi os filmes de Hitchcock já tarde, num Ciclo da Gulbenkian, no princípio dos anos 80..
    Nunca os tinha visto antes, deliberadamente, porque achava que ía ter medo; mas então, na companhia de um Amor novo, que me protegeria de todos os males (?), lá caminhei, dias a fio, para a Gulbenkian, para ver Hitchcock por inteiro.
    E tive medo. Muito medo!
    E ainda hoje, se revejo PSYCO, é com alguma apreensão que entro, logo de seguida, para dentro da banheira!

    ResponderExcluir
  2. Contessa
    Na banheira não tens qualquer problema...porque o assassinato do Psycho é no chuveiro.Aí sim, é que não deves entrar...porque pode aparecer algum homem de peruca, com um grande facalhão.
    E se calhar, nem um Amor novo chega para te proteger da prodigiosa imaginação do velho Hitch.

    ResponderExcluir